Assessor diz que Palocci não falará

O assessor de imprensa do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, a quem está ligada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Neto recebeu de TELETIME News um pedido para que o ministro se manifestasse sobre a denúncia publicada por este noticiário na segunda-feira, 3. Segundo apurou TELETIME News, o presidente da entidade, Luiz Leonardo Cantidiano, era advogado do Opportunity Fund no caso atualmente investigado pela própria CVM, em seu inquérito administrativo nº 08/01. O assessor solicitou um e-mail com as perguntas, mas adiantou que o ministro não falaria sobre o assunto.
Até a noite desta terça, a assessoria do Ministério da Fazenda não havia mais se manifestado sobre o caso. A reportagem de TELETIME News em Brasília encaminhou ao ministro as seguintes perguntas:

1) O presidente da CVM não deveria informar publicamente o fato denunciado por este noticiário antes de se envolver no inquérito sobre o Opportunity Fund?

Notícias relacionadas

2) O presidente da CVM não deveria ter se declarado impossibilitado de investigar o caso?

3) O que o ministério pretende fazer? Afastar Cantidiano do caso Opportunity? Afastá-lo da presidência da CVM e mantê-lo no colegiado? Ou demiti-lo com base na lei que criou a CVM?

4) Até o fim de março, o governo Lula terá de indicar dois dos cinco membros do colegiado da CVM, onde há mais pessoas vinculadas ao Opportunity. O que será feito para evitar a presença no colegiado da CVM de interessados em processos julgados por eles mesmos?

Vale ressaltar que a CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, inexistindo, porém, subordinação hierárquica. Cabe à CVM implementar as políticas determinadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Quem nomeia (e até pode destituir) os dirigentes da CVM, com mandatos de cinco anos, é o presidente da República. Esses dirigentes, "de ilibada reputação", têm de ser sabatinados pelo Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!