Abranet alerta Miro sobre explosão do acesso gratuito

O presidente da associação dos provedores de Internet (Abranet), Roque Abdo, alertou o ministro das Comunicações Miro Teixeira, que se as novas regras de acesso à Internet não entrarem em vigor rapidamente, haverá uma explosão na oferta do serviço de acesso gratuito entre as teles, em uma situação difícil de ser revertida depois. Em reunião com o ministro, nesta terça, 4, e na companhia de representantes dos provedores UOL, Terra e AOL, o dirigente informou que as concessionárias já se articulam para uma guerra de provimento gratuito, a partir das autorizações para atuar fora de suas áreas de concessão.
Segundo ele, a Telemar já solicitou milhares de portas de interconexão à Telefônica com objetivo de entrar no Estado de São Paulo exclusivamente para propiciar conexão aos usuários do iG, seu provedor gratuito. Em contrapartida, disse Abdo, a Telefônica já se prepara para levar ao Rio de Janeiro, área de concessão da Telemar, o seu acesso gratuito, o iTelefônica, além de expandi-lo para todo o Estado de São Paulo.

Uso local

Notícias relacionadas

Pelas atuais regras de interconexão, as concessionárias, donas do maior volume de terminais, têm de pagar tarifas de uso local de rede (TUR-L) às autorizadas quando direcionarem a elas ligações originadas em suas redes, até que o tráfego entre as duas empresas se equilibrem. A regra, porém, tem beneficiado provedores gratuitos, que são subsidiados por tarifas de ligações recebidas das concessionárias. A proposta de regulamentação de acesso à Internet, em fase de consulta pública na Anatel, prevê que o tráfego de Internet seja diferenciado das regras de interconexão de voz e também proíbe que as teles subsidiem outros serviços a partir da receita de tráfego.
Abdo e os representantes dos provedores também encaminharam a Miro Teixeira proposta para o provimento de acesso gratuito a escolas da rede pública, no sentido de fornecer 2,625 milhões de endereços de e-mail grátis para estudantes de 2.856 unidades de ensino informatizadas, em 600 municípios de todo o País. Os provedores assumiriam o custo desta empreitada, calculado em R$ 203 milhões em quatro anos, diz Abdo. Mas a proposta só será viável se o avanço da Internet grátis for contido, diz o presidente da associação. Do ministro, Roque Abdo disse ter ouvido a promessa de que enquanto ele for o titular da pasta, o provimento de Internet será independente das teles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!