As operadoras incumbents e espelho continuam dominando o mercado de banda larga com 83% de market share até janeiro deste ano. São 579,5 mil acessos ADSL distribuídos entre Telefônica (com 340 mil acessos), Brasil Telecom (180 mil), Telemar (50 mil), GVT (5 mil) e CTBC Telecom (4,5 mil). O cable modem é o segundo meio mais utilizado, com 85,9 mil acessos (12% do total de acessos), seguido dos acessos FWA e satélite, com 29,6 mil assinantes (5% do total). No ano passado, os acessos ADSL representavam 84% do total de assinantes dos serviços banda larga.
Segundo levantamento da IDC, os serviços de banda larga cresceram 112% em 2002, passando de 300 mil acessos (ADSL, cable modem, FWA e satélite) em 2001 para 695 mil assinantes. O segmento gerou receitas de US$ 130 milhões, 88% a mais que os US$ 69 milhões de 2001.
Competição
A BrT, segundo sua assessoria, fechou o mês de janeiro deste ano com 180 mil acessos vendidos (101,5 mil em junho/2002). A concorrente GVT atingiu 5 mil acessos, ante os 1,5 mil registrados até junho/2002. A Região II fecha o mês de janeiro com um acréscimo de 80% na base de assinantes de banda larga ADSL e é a única no País em que há duas alternativas de operadoras que ofertam banda larga em ADSL.
O diretor de marketing da GVT, Rodrigo Dienstmann, prevê dobrar sua base de acessos ADSL até março, passando dos atuais 5 mil para 10 mil assinantes. O principal usuário da GVT, segundo o diretor, está no segmento das pequenas e médias empresas (PMEs), que concentra 40% dos acessos banda larga da espelho.
A estimativa de duplicar a base em dois meses está baseada, segundo Dienstmann, no preço promocional (isenção da taxa de instalação, sem custo adicional por três meses); na rede de cobre nova, com mais qualidade; na oferta de firewall gratuito; e na tecnologia FTTC, que mantém a distância entre a casa do usuário e a malha de fibra óptica em no máximo 800 metros.