A operadora mineira Algar Telecom, junto com o centro de inovação e negócios digitais Brain (da qual é controladora), estabeleceu uma parceria com a empresa portuguesa de telecomunicações e tecnologia Multivision para pesquisa e desenvolvimento em redes autônomas e inteligentes. As companhias anunciaram nesta quarta-feira, 4, o acordo, que foi assinado em Lisboa durante evento na sede da empresa lisboeta.
A parceria tem como objetivo a otimização das redes, utilizando a análise de dados e inteligência artificial para a atuação preditiva em problemas na infraestrutura. Também deverão utilizar essas tecnologias para a construção de ofertas, produtos e serviços para os clientes finais.
O acordo foi assinado pela VP de gente da Algar Telecom, Ana Paula Rodrigues; pela presidente do Brain, Zaima Milazzo; pelo CEO e partner da Multivision, Edson Leite; e pelo managing partner da empresa portuguesa, Sameer Ibraimo. Isso aconteceu durante a "Missão Brain 2022", que foi até Portugal para "imersão nos negócios, startups e inovação". Além da Algar e do Brain, a comitiva brasileira era formada por executivos do Grupo Algar, Grupo Cornélio Brennand, Cedro Technologies e TQI.
"Esta parceria é um marco para a internacionalização do Brain e reforça nosso propósito em acelerar a inovação nas nossas empresas-alvo, conectando-nos com as tendências em negócios, tecnologia e mercado, sendo Portugal um grande fomentador e impulsionador dessa nossa estratégia", declarou em comunicado a presidente do centro de inovação, Zaima Milazzo. Já Edson Leite, da Multivision, destacou que a empresa "trará a multidisciplinariedade, agilidade e juventude dos profissionais, experiência em telecomunicações noutros continentes e investimento financeiro".