Em um dos seus primeiros compromissos públicos desde a posse nesta semana, o novo ministro da Comunicações, Juscelino Filho, se reuniu nesta quarta-feira, 4, com o governador do Amazonas, Wilson Lima. A conversa do encontro tratou de programas e ações do Ministério para levar conectividade a regiões mais distantes que ainda não possuem cobertura de internet, como o Norte Conectado, e a ampliação de canais de TV e rádio no estado.
"Nos colocamos à disposição para dar atenção às demandas do Amazonas e para entregar as políticas públicas à população que tanto necessita que esse direito seja garantido", enfatizou o ministro Juscelino Filho.
O governador amazonense, Wilson Lima, apontou que o avanço em relação às pautas será importante para o estado. "O Amazonas possui um grande vazio de conectividade. E garantir internet para o interior, além de promover desenvolvimento econômico, leva desenvolvimento social e inclusão", reforçou.
Norte Conectado
O programa Norte Conectado atende a região Amazônica e busca expandir a infraestrutura de comunicações. Ao todo, serão lançadas no leito de rios 8 infovias com 12 mil quilômetros de extensão, que conectam 59 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Cerca de 10 milhões de pessoas devem ser beneficiadas.
Em dezembro o primeiro trecho do programa, a Infovia 00, entre Macapá e Santarém (PA), teve seis novas empresas classificadas para o consórcio neutro que opera a rede: Claro, TIM, V.tal, Ozônio, Você Telecom e HTM. Agora, as companhias têm três meses para assinar os Termos de Cessão e iniciarem a operação. Os contratos são válidos por 15 anos e podem ser renovados, relembrou o Ministério das Comunicações, que tem a RNP como responsável pela execução do projeto.