Centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, o Brain anunciou a abertura de uma filial em Lisboa (Portugal). Com a internacionalização, o objetivo é prospectar soluções baseadas em 5G, blockchain e Internet das Coisas (IoT) no ecossistema do país europeu.
A aproximação com Portugal estava em curso desde 2020, quando ações com empresas e negócios foram iniciadas. Em 2021, foi lançada a primeira edição de um programa internacional de Open Innovation, com participação no país. Já em janeiro deste ano, o Brain anunciou um acordo com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto de Telecomunicações (IT) de Portugal para atuação conjunta em projetos de inovação.
Inicialmente, o novo centro de inovação estará no Atlantic Station, um espaço colaborativo gerenciado pela Atlantic Hub. A empresa global auxilia mais de 70 organizações brasileiras em seus processos de internacionalização, tendo Portugal como porta de entrada.
Além de fortalecer a frente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em tecnologias disruptivas, a Algar também tem expectativa de captar recursos financeiros para a inovação e atrair talentos profissionais a partir da iniciativa.
Origens
Segundo comunicado, a escolha por Portugal ocorreu pela convergência com as frentes de atuação do Grupo Algar (principalmente telecomunicações, TI, turismo e entretenimento). Além disso, o fundador da operadora mineira, Alexandrino Garcia, era português. "É um marco porque, após mais de 100 anos, o Grupo volta às origens e chega em terras portuguesas por meio do seu centro de inovação", destacou a presidente do Brain, Zaima Milazzo.
Excelente!!! Cada vez mais o Grupo Algar mostra que é uma organização sempre em busca da inovação!!! Parabéns!!
Boa noite
Eu já trabalho na Algar como atendente
Será que tem a possibilidade de pedir transferência para Portugal
Precisa do que para isso acontecer
Quero muito