A seleção internacional de startups promovida pelo Brain (o centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom) escolheu quatro empresas de Portugal, Itália e Brasil para colaboração com a operadora.
- a Sirros IoT (Brasil), de soluções de Internet das Coisas para aumentar a produtividade e eficiência de indústrias;
- a Assetflow (Portugal), que conta com um software de inteligência artificial que analisa o comportamento e otimiza o fluxo de pessoas;
- a Bloq.it (Portugal), que oferece uma solução de software universal e padrão para smart lockers;
- e a Nexton (Itália), especializada em tecnologias inteligentes de TIC que desenvolve sensores externos, usando tecnologia sem fio.
A proposta era encontrar startups com soluções nas categorias temáticas de casa e escritório inteligente, voltadas para clientes B2B que trabalham em modelo híbrido (escritório físico e home office) e espaços de uso coletivo.
Como critério, as startups precisavam estar no mínimo na fase de tração e com clientes ativos. Segundo a Algar, 152 inscritas de 17 países participaram da seleção.
A próxima fase consistirá em um processo de aceleração rápida, voltada para o desenvolvimento de business cases aplicáveis pela Algar Telecom. Os negócios serão refinados a partir de workshops, mentorias e provas de conceito.
Após essa apresentação final no mês de setembro, as quatro startups poderão ou não ser escolhidas e dar continuidade ao trabalho conjunto com a Algar Telecom, garantindo a escalabilidade das soluções.
A seleção liderada pela operadora ocorreu em parceria com o TICE.PT (Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrônica de Portugal) e o Nexus (hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos),