STF volta a rejeitar questionamento de decreto que considera telecom como indústria básica

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso apresentado pelo governo do Paraná contra decisão do ministro Marco Aurélio que negou seguimento à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 427. A ADPF foi ajuizada em 2016 pelo então governador do Paraná, Beto Richa, contra o artigo 1º do Decreto 640/1962, do Conselho de Ministros. O decreto considerava o serviço de telecomunicações como indústria básica, de interesse para o fomento da economia do País e de relevante significado para a segurança nacional.

Na decisão do recurso, o STF alegou que ADPF não é o meio adequado para reverter decisão de um precedente fixado pelo Superior Tribunal de Justiça. Este foi o entendimento do ministro Marco Aurélio quando negou provimento da ação no Supremo.

Marco Aurélio disse ainda que não cabe a utilização da ADPF para discutir a constitucionalidade de certo diploma normativo, pois esse tipo de processo "não faz as vezes de ação direta de constitucionalidade ou inconstitucionalidade". Para o STF, a ADPF ataca um decreto que não tem como finalidade a pretensão de alcançar a autonomia financeira dos estados, dispor sobre matéria pertinente à competência tributária dos entes estaduais ou instituir isenção fiscal diferenciada.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!