América Móvil quer rever estratégia de pré-pago no Brasil

Com a receita praticamente estável no último trimestre no Brasil, a estratégia da América Móvil no País está agora focada em melhorar o desempenho no serviço móvel pré-pago, especialmente em dados. Com isso, a companhia está atualmente reavaliando as parcerias com over-the-tops (OTTs) – Facebook/WhatsApp e Twitter – na oferta de zero-rating, segundo revelou o CEO do grupo mexicano, Daniel Hajj, em teleconferência para analistas e investidores nesta terça-feira, 2.

"Ainda precisamos consertar algumas coisas, mas em TV, banda larga, telefonia fixa e no pós-pago estamos indo bem, só precisamos consertar os dados no pré-pago", declarou Hajj, citando ainda as promoções de zero-rating como um dos itens em foco. "Estamos revisando o que fazer com redes sociais, ainda não sabemos, mas vamos rever qual será nossa estratégia no futuro", completa.

Segundo o CEO da América Móvil, as receitas do pré-pago em voz e SMS estão melhores do que as da competição no Brasil, enquanto a receita de interconexão está no mesmo patamar. Mas há problemas não apenas com a Internet móvel e o zero-rating, mas também com o SVA, com baixa coleta de receitas. "Hoje temos políticas diferentes, eles (os usuários) têm de pagar pelo serviço, então estamos reduzindo o SVA", diz.

Notícias relacionadas

O desempenho no segmento pode também estar ligado ao churn na base móvel. A companhia ganhou 41 mil acessos no pós-pago, mas afirma ter perdido conexões em pré. Segundo dados de maio da Anatel, a Claro perdeu no pré-pago 268,7 mil acessos em um mês (redução de 0,56%) e 7,983 milhões em 12 meses (queda de 14,34%). "Estamos focando muito no pós e estamos indo muito bem em nossa estratégia de combo com o cabo (da Net em banda larga e TV), há uma boa distribuição", afirmou o executivo.

Sinergia

Daniel Hajj justifica que a margem do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) no País tenha reduzido em 4,5% anualmente por conta de variação no câmbio, com maior custo em reais, mas que há ainda trabalho forte nos custos e gastos da integração da companhia, com algumas contingências pendentes. Com isso, o executivo garante que a integração entre Claro, Embratel e Net ainda pode dar frutos. "Há mais ganhos de eficiência na rede, na TI, no lado da engenharia e no marketing", afirma. "Ainda há entre um e dois anos a ganhar com eficiência no Brasil", completa.

Pré-pago doméstico

O mercado pré-pago também tem sido uma preocupação na matriz mexicana. De acordo com o CEO da América Móvil, a competição tem se acirrado muito desde a reforma nas telecomunicações naquele país em 2014, provocando maior agressividade nos preços. "Vejo sendo natural que o preço de telecom seja reduzido por causa da tecnologia e competição, mas essa queda tem sido forte demais e acho que no futuro as condições vão mudar." Ele alega que, nos últimos seis meses, a operadora Telcel tem oferecido planos cpom voz e SMS ilimitados, além de dados, mas que a concorrência tem empurrado os preços. "No México o preço está muito, muito baixo comparado a outros países, está indo longe demais", reclama. "Mesmo os competidores que entraram em 2014 tem perdido dinheiro e EBTIDA, apesar de ganharem market share, já que têm baixa receita", avalia.

De acordo com Hajj, com valores mais acessíveis, o consumidor também usa mais. "A demanda por serviços de telecom tem sido muito forte no México, talvez seis vezes mais do que antes", afirma, sem oferecer a base da comparação. Entretanto, ele revelou que as receitas do pré-pago têm mostrado sinais de estabilidade "nas últimas duas ou três semanas, porque as pessoas que têm as ARPUs (receitas média por usuário) mais altas, e que queriam mudar, já mudaram".

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma sugestão? Amplie sua cobertura 4G! Por exemplo, aqui em Atibaia/SP suas lojas têm avisos imensos de '4G Max' e não oferecem o serviço na cidade.

    No entanto, já há duas concorrentes suas oferecendo essa opção: Vivo e TIM.

  2. A Claro tem que melhorar muito a cobertura INDOOR, no metrô do RJ,em poucas estações o sinal aparece, noto que outras operadoras funcionam bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!