Para acelerar migração, Anatel exigirá IPv6 na homologação de equipamentos

Iniciou-se nesta quarta, 2, uma consulta pública da Anatel com os requisitos mínimos de suporte ao IPv6 que serão exigidos na homologação de equipamentos. O suporte ao novo protocolo será exigido, de acordo com a proposta em consulta, de quatro ambientes de utilização: função de host, função de roteamento, terminal com interface destinada aos serviços móveis e terminal com interfaces para os serviços de acesso condicionado.

A Anatel não esconde que a medida visa acelerar a migração para a nova versão do protocolo. "A agência almeja, por meio deste processo de avaliação da conformidade, a aceleração da implantação do novo protocolo nas redes de serviços de telecomunicações do País".

Recentemente a coordenação do processo de migração para o IPv6 foi transferida do NIC.br para a Anatel, justamente pela iminência de fim de novos endereços do IPv4. De acordo com o NIC.br, o estoque de endereços IPV4 deve acabar em maio.

Notícias relacionadas

Depois disso, o NIC informa que restará apenas uma reserva pequena de endereços IPv4 para atender novos entrantes na Internet e situações emergenciais. Essa reserva é de aproximadamente 4 milhões de endereços, mas terão regras mais restritivas de distribuição que permitirão apenas a solicitação de 1.024 IPs por empresa.

A consulta vai até o dia 2 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!