Diretores da Telebras e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se reuniram nesta semana para iniciar as tratativas sobre a implantação da rede SD-WAN para o atendimento a 128 pontos corporativos do órgão em todo o Brasil. O contrato, assinado no final de outubro, é o segundo para fornecimento de infraestrutura SD-WAN a ser implementado pela Telebras no governo federal.
Rede SD-WAN, sigla de Software-Defined Wide Area Network, é uma rede gerenciada por software que funciona com mais robustez e velocidade, garantido um melhor rendimento e funcionamento da infraestrutura, evitando gargalos e interrupções na conectividade.
Na reunião, que ocorreu na sede do DNIT, em Brasília, as equipes deram andamento a outras iniciativas, como a expansão da rede SD-WAN para atendimento à infraestrutura aquaviária, por meio do acesso à Internet das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), e para atendimento à infraestrutura rodoviária, por meio do acesso à Internet dos Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (PIAFs – postos de pesagem), além de oportunidades da utilização dos serviços de processamento digital de imagens de satélites para garantir a segurança de infraestruturas críticas.
Estiveram presentes na reunião Fred Siqueira Filho, presidente da Telebras, Nauro Scheufler, diretor Técnico-Operacional e Levi Figueiredo, diretor Comercial, entre outros da estatal.