Chamada do MCom para conexão de escolas recebe 27 mil propostas

Foto: Pixabay

A segunda chamada do Ministério das Comunicações (MCom) para conexão de Internet em escolas públicas ao lado da RNP recebeu um total de 27,1 mil propostas válidas – sendo 18 mil delas baseadas em satélites.

O balanço sobre o interesse de provedores foi enviado ao TELETIME pela pasta, que busca fornecedores para até 6,9 mil escolas sem a conectividade adequada. Não há previsão de terceira chamada: as escolas que não puderem ser atendidas nesta etapa serão contempladas por meio do contrato com a Telebras, afirmou o MCom.

Pelas regras do processo atual, será dada preferência para conexões por fibra óptica, seguida pela tecnologia 5G e, por fim, rádio, cabo metálico ou satélite. Das 27 mil propostas enviadas, o balanço por tecnologias foi o seguinte:

Notícias relacionadas
  • 6.963 para conexões por fibra FTTH;
  • 618 para fibra FTTC;
  • oito para cabo coaxial;
  • 315 por rádio;
  • 477 por cabo metálico;
  • e 18.727, para conexões por satélite.

"Não foi recebida nenhuma proposta para conexão por 5G", notou o ministério, a respeito dos acessos fixos sem fio.

Satélite

Já entre as mais de 18 mil propostas enviadas por oito empresas para conexões por satélite, 12.840 ofertaram a velocidade mínima (40 mbps) e as demais a velocidade desejável (120 mbps), explicou o MCom.

"A quase totalidade das propostas por satélite na velocidade desejável apresentam valores maiores que 50% acima das ofertas de menor preço", completou a agência. Pelas regras do chamamento, uma proposta com melhor qualidade de conexão poderia ser escolhida desde que fosse até 50% mais cara que o melhor preço ofertado.

Dessa forma, há possibilidade que apenas as propostas via satélite na velocidade mínima sejam elegíveis, e em caso de ausência de interessados com fibra. Já a Starlink – que possui performance bem próxima do patamar desejável fixado pelo MCom – não teria se credenciado no processo, de acordo com os portais Capital Digital e Tele.Síntese.

"Não é permitida a divulgação de informações como nome das empresas que apresentaram propostas na atual etapa do processo", se limitou a informar o MCom, em nota a este noticiário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!