A TIM tem efetuado testes com a tecnologia 5G desde junho deste ano, mas nesta última semana, a operadora ampliou suas demonstrações. Nesta sexta-feira, 1º, a empresa acrescentou mais uma loja em São Paulo com os testes realizados em parceria com a Ericsson (em equipamentos de rede) e com a LG (com o terminal), desta vez na unidade do Shopping Morumbi. Iniciada no mês passado, a demonstração no Shopping Ibirapuera continua disponível até dezembro, e a intenção é a de levar o espaço para mais oito unidades em outros estados brasileiros até o final do ano.
O teste na loja é realizado com a faixa de 3,5 GHz, obtida com licença específica da Anatel, e utiliza o smartphone LG V50 para demonstrações de velocidade. Há ainda aplicações de realidade virtual com equipamento da Sidia e AWG.
Durante a Futurecom nesta semana na capital paulista, a TIM ressaltou a expectativa no leilão (e os receios com indefinições) e também demonstrou testes com 5G. Na ocasião, a empresa levou aplicação de telemedicina esportiva, mais uma vez com a Ericsson como fornecedora do core virtual (vEPC). A companhia apresentou o efeito da tecnologia na área da saúde, com atendimento médico baseado em imagem com luva tátil (feedback háptico), o mesmo que já havia sido demonstrado nos testes com a companhia sueca em Santa Rita do Sapucaí (MG), em setembro. O argumento é que o 5G permite um diagnóstico mais imediato e maior rapidez nos resultados de exames que dependem de comunicação entre aparelhos, como os que dependem de imagens de alta definição para diagnósticos.
Segundo a TIM, os três "Living Labs" em Florianópolis, Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí continuam os estudos para aprimoramento de soluções que serão "potencializadas com a chegada do 5G". A operadora ainda deverá ativar outra rede experimental com a quinta geração de rede móvel para as startups no espaço Cubo Itaú, também em São Paulo, até dezembro.