Teles testam lightRadio para ampliar capacidade 3G

A cautelar da Anatel que suspendeu de vendas e novas habilitações de linhas móveis das operadoras Claro, Oi e TIM serviu para acelerar o processo de testes do lightRadio, a small cell da Alcatel-Lucent em formato de cubo para cobertura metro, de áreas externas. De acordo com o presidente da Alcatel-Lucent Brasil, Jonio Foigel, três operadoras móveis estão realizando trials com o lightRadio, mas não necessariamente as três suspensas. “Os testes estão sendo feitos com metro cells 3G, para ampliação da capacidade das macro células, e 3G combinada com Wi-Fi, para ajudar no offload do tráfego de dados das redes móveis”, conta o executivo. “A suspensão afeta principalmente as redes existentes e haverá antecipação de certos investimentos em qualidade nos pontos mais críticos das redes e em call center, e temos soluções para ambos os problemas”, comenta Foigel. A vantagem do cubo, segundo a fornecedora, é a facilidade de instalação, num momento em que teles enfrentam grandes restrições de prefeituras para instalação de novos sites, e economia de energia.

Notícias relacionadas
O equipamento ainda não foi apresentado para homologação da Anatel. Segundo Foigel, a ideia é finalizar os testes com as operadoras para definir as características e especificações técnicas que o lightRadio deverá ter para atender às demandas específicas das teles, para então ser enviado para homologação. “Uma vez definido isso, a homologação deve sair em um ou dois meses”.

O cubo é uma das apostas da Alcatel-Lucent para a América Latina. De acordo com o presidente para América Latina e Caribe, Osvaldo Di Campli, há um total de dez testes-piloto sendo realizados na região, incluindo Brasil, México, Equador, Peru e Uruguai.

A expectativa da fornecedora é lançar a versão LTE do lightRadio já em 2013.

4G

Fora do mercado brasileiro de 3G, o recém-realizado leilão de 4G é a grande esperança da Alcatel-Lucent para conquistar presença no mercado de infraestrutura de acesso móvel. Segundo Foigel, a empresa já tem proposta sendo analisada por três operadoras e  aguarda ainda o sinal verde da quarta operadora com sua RFP para enviar proposta. “As propostas variam de acordo com a operadora. Há quem esteja procurando um fornecedor em regime de turn-key, há quem está separando core, de transmissão e de acesso. Estamos com propostas em todos os formatos e estamos bastante otimistas”, diz. Foigel acrescenta que a Alcatel-Lucent tem feito um esforço muito grande para ter propostas competitivas para o 4G e acredita que os primeiros resultados das RFPs no mercado já sejam conhecidos nas próximas semanas. “A primeira operadora deve anunciar sua decisão nas próximas semanas e as demais, entre meados de agosto e o começo de setembro”, estima.

Para fornecer equipamentos para redes 4G, a Alcatel-Lucent fabricará estações radiobase (ERBs) no Brasil. "Fabricação local é a regra do mercado e vamos fabricar aqui. Quase todo mundo terceiriza essa fabricação local com empresas especializadas e faremos o mesmo", revela Foigel. A escolha da empresa que fará a fabricação em regime de OEM já foi feita, mas o executivo não revelou detalhes. "Já estamos trabalhando pesadamente com a terceirizada", limitou-se a dizer.

Femtocells

Além do contrato global com a Telefónica para instalação de femtocells em todas as operações do grupo, inclusive no Brasil, a Alcatel-Lucent também já realiza testes destas micro células no País com outras duas operadoras móveis. As femtocells ampliam a capacidade de cobertura móvel em ambientes indoor e, através de uma conexão direta com a banda larga fixa da residência, escritório ou estabelecimento comercial, escoam o tráfego para as redes fixas. “Estamos aguardando a aprovação da desoneração das redes de banda larga. Assim, esses equipamentos de femtocell poderão ser incluídos e se tornariam uma opção economicamente viavél”, diz Foigel. No momento, esses equipamentos ainda são tarifados como uma ERB convencional. Uma vez aprovada a desoneração, a Alcatel-Lucent deve iniciar a instalação das femtocells da Telefônica no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!