Oi assina MoU com a Huawei para expandir fibra invisível para todo o País

Rogério Takayanagi, da Oi, na MWC 2023. Foto: Bruno do Amaral

A Oi planeja expandir a implantação da "fibra invisível" da Huawei, o que poderá inclusive acarretar em uma possível fabricação do componente no Brasil. Para tanto, as duas empresas deverão assinar um memorando de entendimento (MoU) na tarde desta quarta-feira, 1º, na Mobile World Congress, evento que acontece em Barcelona nesta semana. 

Segundo o vice-presidente executivo de estratégia e transformação da Oi, Rogério Takayanagi, a intenção é formalizar a intenção de aumentar as instalações no País dentro da estratégia de FTTR (fibra até o cômodo, em tradução livre). Espera-se saltar dos atuais 10 mil para chegar a mais de 100 mil acessos da empresa no Brasil com a fibra invisível. Ela tem essa denominação pelo ffat da fibtra ficar discretamente ajustada a uma fita adesiva que pode ser colada nas paredes da casa, em locais de pouca visibilidade, para ser distribuída dentro do domicílio, sem a necessidade de perfuração de paredes ou instalação de canaletas.

A fabricação do componente no País é uma possibilidade para a Huawei, mas a Oi também entende que este é o momento de adquirir mais o componente porque houve um ganho de escala significativo. Isso porque a China Unicom passou a utilizar a instalação com a fibra invisível. 

Notícias relacionadas

Além disso, a MoU com a Huawei também deverá incluir a intenção de implantar a tecnologia de WiFi beaming, no qual o sinal é transmitido por feixe direcionado e que "segue" o usuário pela casa, adaptando-se também à aplicação que está sendo usada para fornecer maior (ou menor) largura de banda conforme a necessidade. A tecnologia está sendo demonstrada pela fornecedora na MWC, ressaltando inclusive que há uma potencial economia de energia. 

*O jornalista viajou a Barcelona a convite da Huawei Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!