Área de negócios que tem demonstrado forte crescimento no Brasil, a divisão de cloud da Huawei é uma das apostas da fornecedora para o mercado durante a Mobile World Congress 2023, evento que acontece nesta semana em Barcelona. Atilio Rulli, vice-presidente de relações públicas da Huawei para a América Latina e Caribe, destaca que há uma integração com as teles: ele reiterou ainda que a companhia tem soluções de core de rede 5G, e afirma que é a única fornecedora fim-a-fim (do backbone ao acesso).
Questionado se a companhia iria participar da iniciativa Open Gateway, lançada pelas GSMA também nesta segunda-feira, 27, Rulli argumentou que as operadoras estão liderando o projeto, mas por enquanto apenas alguns fornecedores estariam inclusos. De qualquer forma, a Huawei também trabalha com APIs abertas, diz.
A iniciativa de edge computing, contudo, é um fluxo de negócios para a companhia. Segundo Atílio Rulli, a empresa continua investindo nessa tecnologia, embora sejam as operadoras as responsáveis pelo arquitetura.
Bárbara Pizzolatto, vice-presidente de data center da Huawei para o Brasil, destacou que há maior demanda por edge na área de infraestrutura, mas assegurou que o cloud não concorre com data center. "Aumentando o cloud, precisa de mais infraestrutura", argumentou. A executiva demonstrou diversos casos de servidores da fornecedora, que ela destaca ter como características a eficiência energética para resfriamento, além de tamanho reduzido e possibilidade de se instalar "como uma geladeira" em salas menores. Ela colocou ainda que um armário simples já serviria para a instalação de um edge em uma estação radiobase (ERB).
Acesso
Tecnologias de acesso continuam sendo importantes pela companhia, que apresentou casos de uso na MWC. O modelo micro-ondas demonstrado opera em frequências ultra-altas (como a faixa de 26 GHz, licitada no Brasil). Segundo Atílio Rulli, a solução tem adaptação automática para enfrentar intempéries. A solução de slicing network e de antena inteligente com feixe direcionável também foram destaque – o equipamento consegue entregar um sinal focado (beam) para o usuário, economizando energia ao demandar menos potência para entregar a rede.
Já a solução de fibra invisível, aposta da Huawei na MWC do ano passado, por enquanto só está disponível na Oi. "Mas as revendedoras estão colocando para vender para ISPs", declarou o executivo.
*O jornalista viajou a Barcelona a convite da Huawei.