Governo da Itália quer comprar a Sparkle do Grupo TIM

cabo submarino

O Grupo TIM (controlador da brasileira TIM) recebeu uma proposta do governo da Itália pela Sparkle, a operadora de infraestrutura internacional da companhia.

A abordagem liderada pelo Ministério da Economia e Finanças italiano foi comunicada ao mercado na noite da última quarta-feira, 31. A indicação é de interesse do governo em 100% do negócio.

"A oferta também menciona a possibilidade de negociação de uma opção diferente, com possíveis ajustes em termos contratuais no caso da TIM manter uma fatia minoritária por um certo período de tempo e apoiar a implementação do plano estratégico", observou o Grupo TIM, ao comentar a proposta. 

Notícias relacionadas

A oferta terá validade por 15 dias e será examinada pelo Conselho de Administração do Grupo TIM, em reunião agendada para 7 de fevereiro. Vale notar que o fundo KKR estava no páreo para aquisição da Sparkle e tinha prazo até o final de janeiro para enviar um proposta vinculante pelo ativo.

A empresa

A Sparkle é um player relevante na indústria de cabos submarinos, detendo ou gerenciando uma rede global de 600 mil km de fibras, entre rede proprietária e acordos. A empresa tem presença em 33 países, incluindo no Brasil e em outros mercados das Américas. A rede global da empresa é integrada com o backbone da TIM em solo brasileiro.

As rotas da companhia também conectam a Europa ao Sudeste Asiático, reiterando a importância estratégica vista pelo governo de Giorgia Meloni no ativo. A África e a região do Mediterrâneo também têm cobertura da rede internacional.

A Sparkle é considerada herdeira da Italcable – a primeira empresa a instalar um cabo transoceânico conectando a Argentina à Europa, em 1923. A antiga companhia italiana foi integrada no Grupo TIM em 1994, levando à criação da Sparkle no começo dos anos 2000.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!