Publicidade
Início Newsletter Governo da Itália quer comprar a Sparkle do Grupo TIM

Governo da Itália quer comprar a Sparkle do Grupo TIM

cabo submarino

O Grupo TIM (controlador da brasileira TIM) recebeu uma proposta do governo da Itália pela Sparkle, a operadora de infraestrutura internacional da companhia.

A abordagem liderada pelo Ministério da Economia e Finanças italiano foi comunicada ao mercado na noite da última quarta-feira, 31. A indicação é de interesse do governo em 100% do negócio.

“A oferta também menciona a possibilidade de negociação de uma opção diferente, com possíveis ajustes em termos contratuais no caso da TIM manter uma fatia minoritária por um certo período de tempo e apoiar a implementação do plano estratégico”, observou o Grupo TIM, ao comentar a proposta. 

Notícias relacionadas

A oferta terá validade por 15 dias e será examinada pelo Conselho de Administração do Grupo TIM, em reunião agendada para 7 de fevereiro. Vale notar que o fundo KKR estava no páreo para aquisição da Sparkle e tinha prazo até o final de janeiro para enviar um proposta vinculante pelo ativo.

A empresa

A Sparkle é um player relevante na indústria de cabos submarinos, detendo ou gerenciando uma rede global de 600 mil km de fibras, entre rede proprietária e acordos. A empresa tem presença em 33 países, incluindo no Brasil e em outros mercados das Américas. A rede global da empresa é integrada com o backbone da TIM em solo brasileiro.

As rotas da companhia também conectam a Europa ao Sudeste Asiático, reiterando a importância estratégica vista pelo governo de Giorgia Meloni no ativo. A África e a região do Mediterrâneo também têm cobertura da rede internacional.

A Sparkle é considerada herdeira da Italcable – a primeira empresa a instalar um cabo transoceânico conectando a Argentina à Europa, em 1923. A antiga companhia italiana foi integrada no Grupo TIM em 1994, levando à criação da Sparkle no começo dos anos 2000.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile