Justiça libera concessão para LDN da Telefônica

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Márcio José de Moraes, deferiu nesta terça, 30, a suspensão de segurança impetrada pela Anatel para a cassação da primeira liminar concedida à Embratel, que questionava o aditamento do contrato de concessão da Telefônica para a prestação de serviços de longa distância inter-regional. A medida substitui a autorização com a qual a Telefônica opera o serviço desde a última sexta-feira. A diferença é que, na concessão, as tarifas são controladas, a operadora tem de garantir de continuidade dos serviços e mantém compromisso de reversibilidade de bens privatizados.
Quando antecipou as metas de universalização, a Telefônica teria direito a um aditamento do seu contrato de concessão para prestar o serviço de longa distância inter-regional. A Embratel questionou na Justiça este instrumento e conseguiu uma liminar que impediu a Telefônica de operar LDN em todo o Brasil. A saída encontrada pela Anatel foi dar então à Telefônica uma autorização provisória, também barrada na Justiça pela Embratel. Na última sexta, 26, a desembargadora da Turma de Férias do Tribunal, Marli Ferreira, acatou o agravo de instrumento impetrado pela Telefônica suspendendo a 2ª liminar que barrava a autorização da tele local.
Na autorização concedida pela Anatel consta uma cláusula que faria valer automaticamente a concessão quando ela fosse liberada na Justiça.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!