Anatel rejeita TAC para a Nextel

O Conselho Diretor da Anatel publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29, acórdão em que rejeita, por unanimidade, a proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Nextel. O argumento é que a empresa, que passou a ser considerada Prestadora de Pequeno Porte (PPP), em novembro passado, não é obrigada a seguir metas de qualidade. A consequência é que não tem condições de celebrar o acordo, "em virtude da inexistência do interesse público para a sua celebração". O caso é que a base do TAC era justamente descumprimento de metas de qualidade.

De acordo com a análise do relator, Vicente de Aquino, o fato de a prestadora ser classificada como PPP, no entanto, "não impossibilita a agência de continuar a instruir e julgar os Pados inseridos nas negociações da proposta de TAC que ora se rejeita. Tais irregularidades devem ser analisadas à luz da Regulamentação em vigor à época de seu cometimento."

O processo teve início em março de 2017, quando a operadora apresentou proposta para formulação do termo. Na época, a operadora, que ainda não era considerada PPP, tinha diversos Procedimentos para Apuração de Descumprimento de Obrigação (Pados), em função das falhas de qualidade no Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Notícias relacionadas

Conforme a nova norma de novembro do ano passado, uma Prestadora de Pequeno Porte é aquela que detém até 5% de participação de mercado. No caso da Nextel, o seu número de assinantes no SMP era, na época, 3,2 milhões, o que significava 1,39% do mercado. A operadora também detinha menos de 0,1% do mercado do Serviço Móvel Especializado (SME). A regra ainda estabelece que as PPPs estão desobrigadas a arcar com custos para implantar ferramentas de medição de qualidade.

No mês passado, a Clarocomprou a Nextel por US$ 905 milhões. O negócio, no entanto, ainda precisa ser aprovado pela Anatel e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!