Para evitar falhas na medição da qualidade, Anatel quer "profissionalizar" os PTTs

A Anatel já entrou em contato com o NIC.br – através do conselheiro Marcelo Bechara, que é membro do CGI – sobre as limitações dos pontos de troca de tráfego (PPTs) para a medição da qualidade da banda larga. Como se sabe, os servidores da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) são instalados nos PTTs do NIC.br.

Notícias relacionadas
A questão, como explica o superintendente de Planejamento e Regulamentação, José Alexandre Bicalho, é que muitos PTTs estão instalados em universidades, por exemplo. "A EAQ reclama que o PTT fica fora do ar, por exemplo, todo o fim de semana, e não consegue resolver porque ele está trancado na sala de uma universidade", afirma ele. A ideia, explica o superintendente, é criar mecanismos de "profissionalização" desses PTTs com pessoas dedicadas e linhas "hotline", por exemplo.

Banda larga móvel

Bicalho revela ainda que a Anatel está negociando com o Ministério das Comunicações para incluir o aplicativo de medição da qualidade nos smartphones desonerados. Esse aplicativo já está disponível para a plataforma Android e iPhone. Hoje a banda larga móvel é medida apenas com medidores instalados em escolas públicas.

Com a medição pelos smartphones, a Anatel conseguirá informações sobre a qualidade da rede georreferenciadas e a ideia é plotar essas informações em uma mapa de modo a permitir que o usuário saiba o desempenho da rede em determinadas áreas da sua cidade, assim como realizar comparações entre as prestadoras.

O coordenador da EAQ, Fabio Mandarino, lembra, entretanto, que a medição pelo software instalado no smartphone é influenciada pelo desempenho do próprio aparelho. Por isso, a Anatel ainda não sabe como essas medições poderão integrar os indicadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!