OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Qualcomm debate nos EUA tendências para multimídia no celular
terça-feira, 08 de junho de 2004 , 13h18 | POR FERNANDA PRESSINOT, DE SAN DIEGO.

A 4ª Conferência Anual de Desenvolvedores Brew, tecnologia criada pela Qualcomm, começou nesta terça, 8, em San Diego, nos EUA. O evento reúne, em dois dias de evento, 1,4 mil desenvolvedores e operadoras de telefonia móvel de todo o mundo para debaterem as oportunidades de negócios e as experiências com a tecnologia Brew. Trata-se da tecnologia proprietária da Qualcomm para aplicações multimídia em telefones celulares.
A conferência também premiará os melhores profissionais em seis diferentes categorias. A Wiz Technologies, do Brasil, concorre como a melhor aplicação para comunicação. Segundo a Qualcomm, 27 operadoras no mundo, com mais de 100 milhões de usuários, utilizam Brew.
Durante o evento, a Qualcomm tem dado destaque ao seu sistema para desenvolvimento de aplicativos multimídia para redes celulares, o MediaFlo, baseado na tecnologia de transmissão de dados por celular 1x EV-DO, mas com possibilidade de ser adaptado para outras redes, como GPRS/Edge e 1xRTT.
O sistema é dividido em duas partes que serão oferecidas aos consumidores de acordo com a estratégia da operadora móvel. A primeira possibilidade é a oferta de programação on demand e a segunda é a network schedule, pela qual a operadora oferece uma grade de programação, com horários preestabelecidos, como um canal de TV.
Por enquanto, não será oferecida às teles a possibilidade de transmissão de programas ao vivo. O diretor de marketing corporativo da Qualcomm, Jeremy James, explica que os órgãos reguladores de todo o mundo ainda não se posicionaram sobre esse tipo de transmissão, semelhante ao broadcasting.
De qualquer forma, James acredita que os consumidores nunca terão interesse em assistir a programas inteiros pelo celular. ?É desconfortável. Acredito que pequenos flashes de novela, futebol e jornais farão sucesso. Além disto, a intenção não é canibalizar o serviço de broadcasting, e sim criar novas formas de transmissão.?
A Qualcomm ainda não firmou nenhum contrato para o fornecimento do MediaFlo, mas está negociando com diversas teles, incluindo a Vivo. A expectativa é que os primeiros contratos sejam assinados em 2005.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top