OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Qualcomm debate nos EUA tendências para multimídia no celular
terça-feira, 08 de junho de 2004 , 13h18 | POR FERNANDA PRESSINOT, DE SAN DIEGO.

A 4ª Conferência Anual de Desenvolvedores Brew, tecnologia criada pela Qualcomm, começou nesta terça, 8, em San Diego, nos EUA. O evento reúne, em dois dias de evento, 1,4 mil desenvolvedores e operadoras de telefonia móvel de todo o mundo para debaterem as oportunidades de negócios e as experiências com a tecnologia Brew. Trata-se da tecnologia proprietária da Qualcomm para aplicações multimídia em telefones celulares.
A conferência também premiará os melhores profissionais em seis diferentes categorias. A Wiz Technologies, do Brasil, concorre como a melhor aplicação para comunicação. Segundo a Qualcomm, 27 operadoras no mundo, com mais de 100 milhões de usuários, utilizam Brew.
Durante o evento, a Qualcomm tem dado destaque ao seu sistema para desenvolvimento de aplicativos multimídia para redes celulares, o MediaFlo, baseado na tecnologia de transmissão de dados por celular 1x EV-DO, mas com possibilidade de ser adaptado para outras redes, como GPRS/Edge e 1xRTT.
O sistema é dividido em duas partes que serão oferecidas aos consumidores de acordo com a estratégia da operadora móvel. A primeira possibilidade é a oferta de programação on demand e a segunda é a network schedule, pela qual a operadora oferece uma grade de programação, com horários preestabelecidos, como um canal de TV.
Por enquanto, não será oferecida às teles a possibilidade de transmissão de programas ao vivo. O diretor de marketing corporativo da Qualcomm, Jeremy James, explica que os órgãos reguladores de todo o mundo ainda não se posicionaram sobre esse tipo de transmissão, semelhante ao broadcasting.
De qualquer forma, James acredita que os consumidores nunca terão interesse em assistir a programas inteiros pelo celular. ?É desconfortável. Acredito que pequenos flashes de novela, futebol e jornais farão sucesso. Além disto, a intenção não é canibalizar o serviço de broadcasting, e sim criar novas formas de transmissão.?
A Qualcomm ainda não firmou nenhum contrato para o fornecimento do MediaFlo, mas está negociando com diversas teles, incluindo a Vivo. A expectativa é que os primeiros contratos sejam assinados em 2005.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
[events_list country="pt-br" date_format="F" limit="1" category="18346"]
#_EVENTEXCERPT
#j de #F #@_{ \a j \d\e F }
#_LOCATIONNAME, #_LOCATIONSTATE, #_LOCATIONCOUNTRY
[/events_list]
Top