Justiça Federal suspende cobrança de assinatura básica

A Justiça Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, através do juiz substituto da 2ª Vara, Charles Renaud Frazão de Morais, concedeu liminar à ação civil pública proposta pela Associação Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) contra a Anatel e as concessionárias de STFC, suspendendo a cobrança da assinatura básica em todo o País. A Inadec argumentou que tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto a Lei Geral de Telecomunicações estabelecem que somente serviços prestados podem ser cobrados, ou seja, no entendimento do juiz Charles Renaud, a assinatura básica não configura uma prestação de serviços, ao contrário dos pulsos, que geram a tarifação.
De acordo com o despacho do juiz Renaud, a Anatel foi ouvida sobre o assunto e argumentou que os valores recebidos como assinatura básica teriam o objetivo de manter a rede de telefonia e as despesas decorrentes da instalação de um telefone individual que habilite o usuário a receber ligações. Teria ainda o objetivo de cobrir a depreciação dos equipamentos e manter call centers e lojas.
Diante desses argumentos, o juiz questiona: ?Para que servem então as tarifas, para gerar dividendos?? Curiosamente, a Anatel declarou no processo que a medida de urgência poderia ser concedida porque ?não existe perigo de dano?. A decisão obriga a Anatel a tomar as providências para suspender o pagamento da assinatura básica, e as empresas a não fazê-lo, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada uma.

Notícias relacionadas

Próximos movimentos

De acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), esta vara da Justiça Federal do DF passou a concentrar as decisões liminares em relação ao assunto. O STJ não decidiu ainda que instância deverá julgar o mérito. Para reverter a decisão do juiz da 2ª Vara, as concessionárias de telefonia fixa devem entrar com agravo de instrumento no Tribunal Regional Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!