OUTROS DESTAQUES
Conflito entre sócios
Dantas pede para negociar suas ações com fundo DLJ SAP
segunda-feira, 02 de abril de 2007 , 18h35 | POR SAMUEL POSSEBON

O Opportunity quer negociar suas ações na Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular e Telemar para o fundo DLJ South American Partners LP (DLJ SAP). O DLJ SAP é gerido pelos executivos Marcelo Medeiros e Carlos Garcia, que detêm 51% do fundo, e pelo Credit Suisse First Boston (49%), e é voltado a investimentos no Brasil, Argentina e Chile. Segundo os poucos dados disponíveis sobre o DLJ SAP, trata-se de um sub-fundo da divisão Credit Suisse Alternative Investments, responsável por investimentos em private-equity. O fundo foi constituído em fevereiro deste ano e formalmente criado em meados de março, com a eleição do board. O fundo DLJ SAP não está ainda registrado na CVM, e o escritório de Marcelo Medeiros ainda é o da SPM Partners (por sinal, no mesmo condomínio comercial que também abriga a sede do Opportunity, na Avenida Faria Lima 2.277, em São Paulo). Marcelo Medeiros foi executivo do Banco Garantia.
A Justiça de Nova York autorizou na última sexta, dia 30, o Opportunity a negociar sua participação nas teles com a DLJ SAP, mas, assim como havia feito com relação ao pedido de negociação com a Orascom, exigiu que tudo seja submetido à corte e ao Citibank antes de ser concretizado. O grupo de Daniel Dantas tem ações que equivalem a cerca de 2,5% do capital da Brasil Telecom e 2,9% da Telemig e Amazônia Celular. O fundo DLJ pode chegar até US$ 200 milhões.
O Opportunity não tem mais nenhum poder de controle nestas companhias, mas tem grandes quantidades de ações nas empresas que estão nos blocos de controle e uma boa quantidade de ações diretas das operadoras compradas por meio de garimpagem de papéis. No caso da Telemig e da Amazônia Celular, as posições do Opportunity na empresa Highlake (acionista da controladora Telpart), são inclusive objeto de disputa judicial com o Citibank. De qualquer maneira, se o Citibank e fundos de pensão (controladores) encontrarem um comprador para suas participações, o Opportunity pode tentar utilizar alguns contratos de tag-along (que também estão em disputa judicial) para assegurar a venda de suas ações com prêmio de controle.
Segundo fontes próximas ao Citibank e fundos de pensão, o fundo DLJ SAP tinha, primariamente, a intenção de comprar a participação da Telecom Italia. Pelo fato de também ter sido aberto um canal de negociação com o Opportunity, e como nenhum dos dois tem posição de controle,observa-se um padrão muito parecido ao da oferta supostamente feita pela Orascom, ou seja, uma oferta que se alinha aos interesses de Dantas. Até o fechamento desta edição, Marcelo Medeiros não havia retornado as ligações da reportagem de TELETIME.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top