SES cresce faturamento com salto no segmento de redes

Foto: Divulgação

A operadora de satélites SES informou aumento de receita nos nove primeiros meses de 2023. O faturamento da companhia até o mês de setembro foi de 1,494 bilhão de euros. Do total, 507 milhões de euros são referentes apenas ao terceiro trimestre deste ano – salto de 3,1% em relação ao mesmo período de 2022.

De acordo com a empresa sediada em Luxemburgo, os resultados foram puxados pelo setor de redes, já que esse teve um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. O impulso veio do aumento na demanda pelas áreas de mobilidade, governo e dados fixos. No entanto, o setor de vídeo teve uma queda de 3,2%, com contratos no valor de 445 milhões de euros.

Já o lucro antes de juros, impostos e amortização (Ebitda ajustado, medida importante de desempenho financeiro) atingiu 792 milhões de euros: ou seja, uma margem de 53%. Para o ano de 2023, a empresa manteve as expectativas financeiras com a previsão de receita entre 1,95 a 2 bilhões de euros e Ebitda ajustado entre 1,01 a 1,05 bilhão de euros.

Notícias relacionadas

Além disso, a SES recebeu integralmente o pagamento de realocação acelerada da faixa C dos Estados Unidos. Esse valor foi de US$ 3 bilhões (sem descontar os impostos) e já era projetado pela empresa.

Atualização sobre o O3b mPOWER

A SES também informou que planeja o lançamento dos satélites 5 e 6 do O3b mPOWER para o início de novembro de 2023, com a expectativa de que os serviços comerciais se iniciem no começo do segundo trimestre de 2024. Entretanto, a empresa informou que nos últimos meses houve um aumento no desligamento dos módulos de energia nos satélites iniciais, o que levou à implementação de medidas para resolver esse problema.

Também existem planos para aprimorar os satélites 7 a 11, além de adicionar mais dois satélites (12 e 13), tudo dentro do pacote de despesas de capital comprometido da operadora.

No entanto, de acordo com a SES, com o atraso no O3b mPOWER, espera-se um impacto "de alguns pontos percentuais" a menos na receita e no EBITDA Ajustado de 2024. A empresa informou que já trabalha em potenciais medidas para mitigar o baque, incluindo uso otimizado de frota de satélites MEO e GEO existentes, bem como a implementação de programas adicionais em andamento.

Outros destaques

A operadora também anunciou um programa de recompra de ações no valor de 150 milhões de euros, com início logo agora em novembro de 2023. A SES também informou que planeja exercer uma chamada de títulos híbridos (perpétuos) no valor de 550 milhões de euros em janeiro de 2024. À imprensa, a companhia destacou ainda a nomeação de Adel Al-Saleh como CEO. O cargo será assumido em fevereiro de 2024. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!