Leila Loria, diretora superintendente da TVA, se diz ?estarrecida? com a posição manifestada pela ABTA no comunicado enviado à imprensa no final do dia desta terça, 31. Na nota, a ABTA se coloca contrária à possibilidade de que a Telefônica entre no mercado de TV por assinatura no Estado de São Paulo. Como se sabe, a Telefônica anunciou neste final de semana a intenção de adquirir participação na TVA.
Leila Loria diz que a posição da ABTA foi arbitrária e não levou em consideração a posição da empresa, que é sócia e fundadora da associação. ?Pedimos para a ABTA a chance de apresentar aos demais associados a formatação do acordo com a Telefônica antes que fosse tomasse uma posição. Não fomos sequer ouvidos, e a decisão da ABTA não passou pelos diretores da entidade?. Loria lembra que em outras ocasiões que envolviam posições não consensuais ou de interesse de algum dos acionistas, a postura da ABTA foi a neutralidade. ?A associação não se posicionou em relação à questão da exclusividade de programação, não se opôs à fusão entre DirecTV e Sky e nem contestou a entrada da Telmex na Net Serviços. Mas no nosso caso, decide tomar uma atitude arbitrária sem dar a chance de que o tema fosse discutido internamente?.
Sem apoio
Segundo Leila Loria, a TVA avaliará agora as medidas judiciais cabíveis, mas lamenta que uma associação que sempre se manteve unida pelos interesses da indústria esteja se dividindo em relação à entrada das teles. Segundo Loria, a formatação da parceria com a Telefônica foi feita com vistas a evitar conflitos regulatórios, e sequer foi finalizada, precisando ainda da anuência da Anatel. Com base essa preocupação é que a tele não terá mais de 19,9% da operação de cabo em São Paulo. ?Isso está perfeitamente alinhado com as demais posições manifestadas pela ABTA. O que a associação está fazendo é criar dificuldades para que um associado seja competitivo em um mercado dominado pela Net, com a Vivax e a Telmex ; e pela Sky/DirecTV, com a News Corp; e ambas com participação ativa do grupo Globo, que tem posição destacada na produção de programação?.