Operadoras móveis ganham 186 mil acessos em julho; pós-pago puxa alta

Foto: Pexels

O mercado móvel ganhou 186,9 mil acessos no mês de julho, em relação a junho, segundo dados da Anatel. Isso representa uma leve alta de 0,1% quando se considera apenas as ativações das linhas de celular "padrão" – ou seja, excluindo as tecnologias M2M e PoS. Com isso, o setor encerrou o último mês com um total de 210,49 milhões de acessos ativos.

O mercado no geral, considerando todas as categorias juntas (linhas de celular padrão, M2M e PoS), também cresceu. Isso porque julho encerrou com 252 milhões de acessos — alta de 0,2%, ou 479 mil linhas a mais que o mês de junho.

Voltando às linhas padrão, a Vivo foi a única que perdeu clientes em julho segundo o último balanço da agência, com redução de 155 mil clientes a menos. Já a Claro teve o maior aumento entre as três principais teles: 317 mil acessos a mais, enquanto a TIM teve saldo positivo de 15 mil linhas padrão ativas.

Notícias relacionadas

Pós-pago

Quando se fala nas linhas pós-pago (vistas como o produto de maior valor do mercado móvel), o setor teve desempenho positivo, pois registrou em julho 510 mil acessos a mais se comparado com o mês anterior. A Claro foi a companhia que mais ganhou clientes do tipo, com 232 mil novas ativações no pós. Em segundo lugar ficou a Vivo, seguida pela TIM – com 149 mil e 120 mil novos acessos, respectivamente.

5G cresce 11,2% em julho

Os dados da Anatel revelaram que a quantidade de acessos da tecnologia 5G continua crescendo no Brasil. Em julho, o País registrou 12,6 milhões de assinantes da quinta geração de internet móvel, após a adição de 1,279 milhões de linhas na rede. Isso é um crescimento de 11,24% em relação a junho.

Assim como no mês anterior, a Claro liderou a adição de novos clientes: 532 mil. Já a Vivo e a TIM somaram, respectivamente, 386 mil e 360 mil novos acessos 5G em julho. Na visão geral das operadoras, isso significa que a Claro fechou o mês com 5,1 milhões de linhas da quinta geração móvel ativas, seguida pela Vivo (4,7 milhões) e TIM (2,8 milhões).

Em comunicado à imprensa, a Claro inclusive comemorou a liderança na tecnologia. "Os números reforçam a liderança da Claro em clientes 5G no Brasil, com 40,3% de participação de mercado […] A operadora também se destaca em adições líquidas de clientes 5G em todo o Centro Oeste, Nordeste, Norte, além dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e a cidade de São Paulo", afirmou a tele.

Diretor de estratégia de aparelhos da Claro, Edival Almeida ainda destacou o compromisso da empresa em "democratizar a tecnologia por meio de ofertas e na interlocução com os fabricantes de aparelhos para trazer devices com preços cada vez mais acessíveis ao mercado".

Internet das Coisas

Outros produtos reportados no balanço da Anatel são os acessos de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (também chamados de PoS, que estão em máquinas de cartão, por exemplo). Em julho foram adicionadas 292 mil novas linhas nas duas modalidades, totalizando 41,4 milhões. O crescimento, no entanto, foi menos expressivo do que o observado no mês anterior, já que em junho esse mercado ganhou 591 mil acessos.

A Vivo manteve a liderança do segmento com 15,4 milhões de acessos e 32 mil chips M2M ou PoS adicionados no mês. Já a Claro fechou julho com 14,1 milhões (sendo 113 mil a mais em junho) e a TIM, 4,7 milhões (+22 mil). Outras empresas relevantes no mercado IoT são Algar e Datora, que fecharam o período com 3,4 milhões e 2,2 milhões de acessos, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!