CGI.br fará consulta pública ampla sobre regulação de plataformas

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) deve iniciar no mês de abril uma ampla consulta pública sobre a regulação de plataformas de Internet – adicionando mais um elemento na discussão que já mobiliza governo, Congresso, Justiça e Anatel.

A expectativa é que o processo trate não apenas da moderação de conteúdos, mas também de temas como regulação econômica, soberania digital, privacidade, transparência e concorrência, apurou TELETIME. Ao todo, quase 40 perguntas devem fazer parte da consulta pública do CGI.br.

Dessa forma, a iniciativa do comitê seria mais ampla que a tomada de subsídios iniciada nesta semana pela Anatel – que mira as grandes plataformas (OTTs) ao abordar deveres de usuários da infraestrutura de telecomunicações. O processo seria um primeiro passo para criação de regras sobre como plataformas digitais e outras aplicações devem se relacionar com as redes.

Notícias relacionadas

Também nesta semana, uma audiência no STF sobre as regras do Marco Civil da Internet mobilizou o ecossistema digital e o debate sobre regulação das plataformas. Em paralelo, uma proposta do poder Executivo para o texto do Projeto de Lei 2.630/2020 (conhecido como PL das Fake News) foi conhecida, introduzindo um modelo de autorregulação para moderação de conteúdos, mas com entidade autônoma de supervisão. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!