Ericsson tem projeto de mobile softswitch com operadoras do Brasil

A Ericsson tem projetos com duas operadoras do Brasil para a implantação da solução mobile softswitch, que permite a redução de até 50% das despesas operacionais no núcleo da rede e prepara as redes móveis para uma transição mais suave para o WCDMA (3G). A Ericsson não revela o nome das operadoras.
A solução da empresa, segundo o vice-presidente de desenvolvimento de negócios, Jesper Rhode Andersen, permite, por exemplo, trocar dez centrais de comutação por apenas três servidores mobile softswitch, o que leva a um ganho de redução de sites. Outra aplicação do softswitch permite que a comutação entre cidades pequenas fique na própria cidade. Pelos sistemas atuais, as chamadas dessas cidades são transmitidas para centrais de cidades maiores e retornam à cidade de origem, o que encare o custo de transmissão. Andersen diz que, pelo sistema atual, de 200 a 300 estações radiobase (ERBs) ficam penduradas nessas centrais maiores, para atender de 50 a 80 pequenas localidades, por exemplo, e todo o custo de transmissão é absorvida pelas teles.

WCDMA

Notícias relacionadas

Andersen afirma que na evolução para WCDMA, ou 3G, que ainda depende da evolução regulatória da Anatel, as teles que operam em GSM, com o mobile softswitch, estarão mais preparadas para a nova tecnologia. O executivo defende a idéia que o WCDMA não precisa, necessariamente, ser implantado em toda a rede. ?A cobertura das ERBs WCDMA pode ser feita apenas para os grandes centros; as cidades pequenas podem continuar cobertas por GSM?, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!