Espectro de 3,5 GHz será liberado para 5G em mais 623 cidades

Imagem: Miguel Á. Padriñán/Pexels

A partir do dia 4 de dezembro, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G no espectro em mais 623 municípios, segundo deliberação ocorrida nesta quarta-feira, 29.

Com a decisão, serão 3.079 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo população de aproximadamente 172 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 81% da população do Brasil, notou a Anatel.

A nova leva compreende municípios de 18 estados, sendo a maior parte deles em São Paulo (325). Ceará (67), Alagoas (62) e Rio Grande do Norte e Maranhão (ambos com 41) também contam com números relevantes na mais recente liberação do 3,5 GHz.

Notícias relacionadas

Dentre as 623 cidades, vale destacar também que 462 contam com menos de 30 mil habitantes, além de 133 com população entre 30 mil e 100 mil e 28 com de 100 mil a 200 mil pessoas. Veja aqui a lista completa dos municípios com 3,5 GHz liberado a partir de 4 de dezembro.

A liberação ocorreu em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), presidido pela Anatel. Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A decisão tomada pelo GAISPI segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde já se iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e onde se concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Destaca-se também que, de acordo com o planejamento atual e o andamento das atividades de migração e desocupação, o País chegará em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados, representando um avanço significativo frente ao planejamento inicialmente estabelecido no Edital do 5G.

(Com informações da assessoria de comunicação da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!