Algar Telecom fecha parceria com startup para veículos conectados

A Algar Telecom lança nesta semana o Next Move Car, uma aplicação que traz conectividade a veículos comuns (leves, pesados e de duas rodas). A empresa desenvolvedora da plataforma, a Drive On, será a parceira no projeto. Com a ação, a operadora mineira inaugura sua atuação no segmento de conectividade automotiva, como outras operadoras estão fazendo.

Na parceria, a Drive On entra com a plataforma e experiência do negócio, enquanto a Algar Telecom entrega o sinal com seu chip multiconnect (inserido no hardware à escolha do cliente), inteligência de dados e acesso ao mercado B2B, na qual possui ampla base de clientes.

A solução, via assinatura mensal, é tecnologicamente agnóstica, já que o cliente pode optar pela compra do dispositivo a ser plugado no veículo (via porta OBD ou CAN) e plataforma, ou utilizar seu próprio dispositivo e contratar apenas o serviço de telemetria da plataforma.

Notícias relacionadas

Entre as funções que podem ser acessada via aplicativo ou web estão:

  • geolocalização em tempo real;
  • controle de velocidade e alertas de excesso;
  • status de peças e saúde do veículo;
  • além de dados com foco em economia (com relatórios de consumo, custos e trajetórias das viagens).

Segundo a Algar, o grande diferencial da solução é a análise e combinação inteligente dos dados coletados, que permitirão gerar insumos para monitoramento do comportamento da direção tanto do motorista quanto do veículo.

Mercado

O plano inicial é focar em quatro segmentos B2B: seguradoras, frotistas, locadoras e concessionárias, com diferentes propostas de valor. Para as seguradoras e locadoras, por exemplo, há a possibilidade de precificação do serviço conforme o uso e o comportamento do usuário, gerando mais receita e menores custos.

Atualmente, as seguradoras fazem o cálculo dos seguros com base em critérios de risco genéricos, como idade do motorista, sexo, tempo de habilitação, localidade etc. A partir do momento em que elas receberem dados precisos sobre o uso daquele carro, será viável customizar esse seguro conforme o uso. A modelagem UBI (Usage Based Insurance – UBI) é um modelo de seguro baseado no consumo, permitindo uma contratação supostamente mais justa, atrativa e adequada às necessidades reais de cada perfil de cliente. Os frotistas, por sua vez, podem obter eficiência por meio de uma melhor gestão e redução de custos com trajeto e manutenção.

Já para as concessionárias, outros benefícios podem ser entregues. "A vantagem é bastante significativa, pois hoje as concessionárias e revendas têm dificuldade nessa abordagem, realizando seus pontos de contato apenas quando o cliente atinge um número específico de tempo de compra ou uma estimativa de quilômetros rodados. Agora, recebendo da Algar Telecom as informações coletadas pelo Next Move Car, elas terão a chance de planejar ações muito mais assertivas e efetivas", destaca em comunicado Zaima Milazzo, presidente do Brain, centro de inovação da operadora mineira e onde a solução está sendo incubada.

"Nessa primeira etapa, nosso objetivo é criar uma estrutura de inteligência para capturar os dados do carro e transformá-los em insumos para decisões estratégicas em diversos negócios, além de auxiliar o usuário em suas rotinas. É uma evolução do negócio de IoT dentro da Algar Telecom e certamente temos a ambição de trabalhar no nosso portfólio mais soluções voltadas para esse importante segmento do mercado", conclui Zaima. Segundo o Gartner, até 2023 o mercado para vendas de dados de veículos conectados será maior que US$ 1 bilhão e o marketing e a publicidade direcionada para esses veículos vão superar US$ 500 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!