Em fato relevante publicado na manhã desta terça-feira, 3, a Telefônica Brasil (Vivo) anunciou importantes passos para a estruturação da Telefónica Tech no País. A nova unidade de serviços digitais do grupo passou a concentrar atividades de cibersegurança da operadora brasileira.
Segundo a Vivo, em reunião do conselho de administração realizada no último domingo, 1, a companhia aprovou a alienação da integralidade do capital social da sua controlada CyberCo Brasil em favor da Telefónica Tech, em operação avaliada em R$ 116,4 milhões.
Na mesma data e como passo preliminar à implementação da nova estrutura, foram transferidos à CyberCo Brasil certos ativos, contratos e empregados estritamente relacionados às atividades de cibersegurança prestadas pela operadora no Brasil.
De acordo com o comunicado, a decisão permitirá a ampliação do portfólio de produtos e serviços em segurança digital, bem como benefícios em função da escala global da Telefónica Tech – que, como apontado durante a divulgação do último balanço da Telefónica, já está operacional e realizando aquisições na Europa.
A Vivo assegurou que a transação não afetará a continuidade de prestação de serviços de cibersegurança pela área B2B da companhia. Também notou que a operação não carece de autorizações regulatórias nem altera a estrutura acionária da empresa.
Reestruturação
A Telefónica Tech foi criada no bojo de uma reestruturação anunciada pela Telefónica e que também inclui a venda de operações em países da América Latina (exceto o Brasil). Além da unidade voltada para serviços de tecnologia, uma outra controlada indireta para a área de infraestrutura (a Telefónica Infra) também foi criada. A empresa deve participar do projeto de redes neutras em implementação pela operadora no Brasil.