A provedora de infraestrutura Vogel Telecom e a Huawei anunciaram nesta quinta-feira, 30, uma parceria de três anos para modernização da rede e ampliação da oferta de serviços pela empresa brasileira. No âmbito do acordo já estão previstos a ampliação da capacidade da rede de transporte DWDM da Vogel no Rio Grande do Sul e a implementação, em âmbito nacional, de uma nova hierarquia de rede IP para a operadora.
No caso do projeto em solo gaúcho, a rede de tecnologia DWDM abrangerá mais de 30 sites (ou estações radiobase) com cobertura em todo o Rio Grande do Sul, permitindo a implantação de até 40 canais de 100 Gbps com até nove direções em cada um dos sites. Já a mudança na arquitetura de rede da provedora resultará em uma estrutura segmentada com níveis de acesso, distribuição e agregação por meio de equipamentos Huawei e de uma rede seamless "altamente escalável e preparada para a implementação de novos produtos e serviços demandados pelo mercado".
A previsão é que a infraestrutura atual de serviços da Vogel mude "radicalmente" com o projeto. Tendo como acionista controlador o fundo de investimentos Pátria, a provedora de infraestrutura atende clientes corporativos, ISPs e carriers a partir de 24 mil km de fibra ótica em 13 estados.
"Falando em receita, estimamos um adicional de aproximadamente 30% em três anos de projeto com a Huawei", projetou o CEO da Vogel Telecom, Ricardo Madureira. "Acompanhando o fluxo de crescimento do mercado, que cada vez mais tem se consolidado nas regiões interiorizadas do país, este projeto contribui para tornar a Vogel um parceiro estratégico no crescimento dos principais players no Brasil", completou o executivo.
"A Huawei acredita que a relação com seus parceiros são 'win-win', ou seja, todos saem ganhando. Com a Vogel Telecom não é diferente", prosseguiu o diretor de Enterprises da Huawei Brasil, Eduardo Marques. "Queremos parcerias cada vez mais longas, assim como projetos cada vez mais assertivos".