GSMA e IBM se unem para promover IA generativa na cadeia de telecom

A IBM e a GSMA, associação global do ecossitema móvel, anunciaram nesta terça-feira, 30, um acordo de colaboração para apoiar a adoção da inteligência artificial generativa (IA) por líderes da indústria de telecom. A iniciativa será desenvolvida por meio do lançamento de um programa avançado e de um desafio de IA generativa.

De acordo com o comunicado da entidade, o seu programa de treinamento em IA visa preparar os líderes das companhias de telecomunicações para era da inteligência artificial ao preencher as necessidades da indústria com novas habilidades e conhecimento, o que será realizado com o uso do watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM.

O programa de treinamento foi desenhado para executivos do setor e vai abranger uma ampla variedade de tópicos, desde os princípios fundamentais da tecnologia até aplicações com IA generativa em telecomunicações, segundo a associação.

Notícias relacionadas

"A Inteligência Artificial fornece ao setor de telecomunicações e às sociedades que ele atende enormes oportunidades para lançar novos serviços, melhorar a conectividade e a experiência do cliente", afirmou Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA, em comunicado. "As competências, o acesso e a formação necessários são fundamentais para alcançar este objetivo."

A iniciativa acontecerá neste ano em escritórios da IBM espalhados em cinco lugares ao redor do mundo, incluindo Dubai, Londres, México, Nova York e Seul, além de um treinamento online disponível em diferentes línguas. O objetivo da versão digital é endereçar a estratégia de negócios e os fundamentos tecnológicos da IA generativa por meio de exercícios práticos

Ainda, o programa de IA generativa da GSMA pretende oferecer aos participantes da associação acesso à plataforma watsonx. Dessa forma, será possível explorar casos de uso, abrindo caminho para melhorias de custos pela alta liderança, incremento do crescimento das receitas e aprimoramento da experiência do usuário.

"A IA generativa pode criar enormes oportunidades para os provedores de serviços de comunicação à medida que procuram otimizar os processos atuais e, como a GSMA, nosso objetivo é oferecer esta tecnologia dentro da indústria, o que estamos tornando possível através do watsonx," disse Stephen Rose, general manager de indústrias globais da IBM, em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!