Kinéis tem direito de exploração de satélites para IoT oficializado no Brasil

Imagem: Reprodução/Kinéis

A operadora francesa de satélites para Internet das Coisas (IoT) Kinéis recebeu oficialmente autorização para operar uma rede de satélites não geoestacionários no Brasil. O processo tramitava na Anatel desde fevereiro de 2023 e recebeu aprovação em dezembro do ano passado. Nessa segunda-feira, 29, a decisão se tornou oficial com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com ato publicado pela agência, a empresa recebeu o direito de exploração para uma constelação composta por 25 satélites, pelo prazo de 15 anos (ou seja, até janeiro de 2039). A companhia já apresenta representação nacional, respondendo pelo nome de Kinéis do Brasil Ltda.

Os equipamentos em órbita vão se comunicar com a Terra utilizando as faixas de 399,9 MHz e 400,1 MHz a 401 MHz. Os satélites da companhia francesa foram desenvolvidos para a coleta de informações da Terra, que podem ser utilizadas para, por exemplo, realização de previsões meteorológicas.

Notícias relacionadas

A francesa Kinéis é focada em serviços IoT em escala global. Em linhas gerais, a marca promete capacidade para conectar módulos de baixo tráfego de dados e consumo energético reduzido. A rede é composta por satélites de tamanho menor e que operam em baixa órbita (LEO), mas suficientes para suportar a conectividade global para dispositivos IoT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!