PT/Telefónica adotará EV-DO no segundo semestre

A joint venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles terá disponível, a partir do segundo semestre deste ano, a tecnologia CDMA-Evolution Data Optimized (1xEV-DO), que permite comunicação a uma taxa de 2 Mbps. Com isso, as operadoras do grupo poderão oferecer uma série de novos serviços de dados para o mercado corporativo. Com essa evolução, em 2004, segundo o vice-presidente de tecnologia da informação, engenharia e de produtos da joint venture, Luis Avelar, as operadoras também lançarão o videofone, permitindo teleconferências em tempo real por banda larga.

BREW

Para o consumidor pessoa física, a empresa anunciou nesta quinta-feira, 30, o lançamento de serviços baseados na plataforma Binary Runtime Environment for Wireless (BREW), que permite ao usuário baixar e executar aplicativos no celular. O serviço recebeu o nome Download e permite baixar arquivos como jogos, informações (guias, trânsito), ring tones e entretenimento. Embora o lançamento comercial esteja previsto para março deste ano, a joint venture trabalha com a expectativa de agregar massa à nova plataforma – incluindo usuários e provedores de conteúdo – até o lançamento propriamente dito.

Notícias relacionadas
A empresa é pioneira dessa tecnologia na América Latina. No mundo, trabalham com o BREW as operadoras Verizon e Alltel (EUA), Korea FT (Coréia do Sul), KDDI (Japão). A China Unicom (China) deve lançar o seu serviço em abril deste ano.
O BREW já está disponível na rede 1xRTT da PT/Telefônica (estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com expansão em breve para o Paraná e Santa Catarina) e tem, até agora, seis desenvolvedores de conteúdo. A intenção, até o lançamento comercial, é chegar a 30 provedores, diz Avelar. Ainda, a estimativa é conquistar 30 mil usuários BREW até o primeiro semestre deste ano.
Os serviços BREW estarão disponíveis tanto na rede 1x (2,5G, com taxa de 144 Kbps) quanto na rede 2G (taxa de 14,4 Kbps).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!