Juscelino Filho, do União Brasil, será Ministro das Comunicações

Juscelino Filho assume Ministério das Comunicações

O deputado federal pelo União Brasil do Maranhão, Juscelino Filho, será o novo ministro das Comunicações. O nome foi definido de última hora na negociação com o partido, que poderá integrar a base do governo, com seus 59 deputados e 10 senadores com mandato em 2023. Juscelino Filho é médico e não tem nenhuma atuação relacionada ao setor de telecomunicações, e chegou a ser cotado para o ministério do Turismo. Ele acabou escolhido depois da desistência de Paulo Azi (União/BA) que sofreu fortes resistências dentro do PT. Juscelino Filho participa, contudo, de algumas frentes parlamentares relacionadas ao setor, como as de Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros e a Frente Parlamentar de Combate à Pirataria, e também se manifestou em defesa de políticas de saúde digital.

Juscelino Filho tem adotado, tanto na sua campanha quanto em seu posicionamento parlamentar, posições bem menos críticas ao PT e à esquerda. O problema é que mesmo com a cessão de um ministério ao União Brasil, o partido ainda não teria fechado posição para efetivamente integrar a base do governo.

Até a posse, contudo, a equipe de Lula preparar o decreto com a estrutura dos ministérios. E nesse momento está sendo costurada nos bastidores uma operação para tirar da esfera de coordenação do Ministério das Comunicações a secretaria de serviços e direitos digitais, que supostamente centralizará o debate sobre regulação das big techs. A ideia é transferi-la para outro ministério, e o mais provável é que seja a Secom (Secretaria de Comunicações da Presidência), coordenada por Paulo Pimenta (PT/RS). A Secom é o braço de comunicação do governo, responsável pela publicidade oficial, pelos posicionamentos públicos e pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC). O Ministério das Comunicações continuaria coordenando as políticas de conectividade, como faz hoje, por meio da secretaria de telecomunicações, mas não seria ele o foco central do debate sobre regulação do setor de Internet.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!