V.tal e Furukawa fazem parceria para recondicionamento de cabos de fibra

A empresa de infraestrutura de redes neutras V.tal anunciou um projeto com a fabricante Furukawa para recondicionar cabos de fibra óptica excedentes na instalação do serviço de fibra até a casa do cliente (FTTH). O material, que antes era descartado em aterros sanitários, agora será coletado e transformado em novos produtos para utilização da empresa.

A solução de economia circular teve seu piloto iniciado em janeiro de 2023 no Rio Grande do Sul e no Paraná. Nesses estados, a V.tal enviou 123 toneladas de cabos que seriam descartados para recondicionamento, no período de janeiro a agosto deste ano. Destas, 53 toneladas já passaram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas – ou seja, 30% do volume original. 

"O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia do processo amadureça e potencialize para os demais estados do País, o que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar este material com preço reduzido", informou o vice-presidente de Operações da V.tal, Marcelo Souza.

Notícias relacionadas

O projeto

De acordo com as empresas, o reaproveitamento é possível porque o material excedente das instalações da tele são coletados pela Furukawa, submetidos a um processo de limpeza e testes de reconectorização dos fios. O objetivo é identificar quais cabos podem ser reaproveitados. Feito isso, a V.tal recompra esses cabos.

"Este trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto, fabricante e cliente, visa redução de perdas e maior rentabilidade, além da diminuição dos impactos ambientais. E, o melhor de tudo, estamos reconectando com a mesma segurança e qualidade, que são exigências da V.tal, garantindo a mesma performance de um produto novo", disse vice-presidente executivo da Furukawa, Helio Durigan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!