Zero rating para serviços digitais do governo não avançou, mas é muito desejável

A aplicação do zero rating- ou seja o acesso aos serviços digitais do governo sem a cobrança no pacote de dados do usuário como acontece, hoje, com as redes sociais – é uma ação bastante desejável e deveria ser enfrentada,  afirmou o secretário de Governo Digital, Fernando Mitkiwicz, ao participar do 5×5 TecSummit Governo, nesta terça-feira, 29 de novembro.

O executivo foi provocado pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, também participante do evento. "Nós não conseguimos vencer o zero rating para serviços digitais, mas é desejável. Houve conversas com o Ministério das Comunicações e com a Anatel, mas não avançou. Mas acho que seria bem desejável que fosse enfrentado", afirmou o secretário de governo digital.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, observou que o cidadão que quer fazer uma reclamação do serviço na agência reguladora e usar o 0800, ele não paga a ligação. "Esse custo é pago pela Anatel", observou. Mas se a reclamação for feita pelo aplicativo móvel, o custo do acesso será descontado do pacote de dados. "Seria muito bom se os serviços do governo pudessem ter zero rating e não ser cobrado no pacote de dados do usuário. Essa é uma negociação que precisa ser retomada", adicionou Carlos Baigorri.

Notícias relacionadas

5×5 TecSummit

O evento 5×5 TecSummit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TELETIME e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Após esta terça-feira, 29, o evento prossegue nos dias 7 e 8 de dezembro, encerrando-se com uma discussão sobre o impacto da tecnologia na indústria de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente. As apresentações de 2020 e de 2021 estão disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!