M2M e PoS puxam o mercado móvel em agosto; acessos padrão crescem só 32 mil novas linhas

Foto: Karolina Grabowska/Pexels

O ritmo de crescimento do mercado móvel desacelerou no mês de agosto. Se em julho o setor recebeu ao todo 479 mil novas ativações, no mês passado esse número foi de 388 mil. O arrefecimento foi ainda mais evidente quando se considera apenas as ativações das linhas de celular, também chamadas de "padrão" – ou seja, excluindo as tecnologias M2M e PoS.

Isso porque as operadoras ativaram, em agosto, apenas 32 mil novas linhas de celular, contra 186 mil em julho – de acordo com dados da Anatel. Com isso, o setor encerrou o último mês com 210,5 milhões de acessos padrão. Quando se olha para todas as categorias juntas (padrão, M2M e PoS), as companhias de telecom somaram 252,3 milhões de acessos ativos em agosto – alta de 0,15%.

Ainda sobre as linhas padrão, Claro foi a única que ganhou clientes entre as três grandes operadoras em agosto: foram 291 mil acessos a mais (0,4%). Já a TIM teve redução de 89 mil (-0,2%), seguida pela Vivo com perda de 177 mil acessos (-0,2%).

Notícias relacionadas

Pós-pago e pré-pago

Esse ritmo lento de crescimento no mercado móvel em agosto pode ser explicado pela desativação de 579 mil linhas de celular pré-pago. Ao mesmo tempo, o setor ganhou 611 mil novas assinaturas no pós-pago (o produto mais valioso para as operadoras). Logo, essa movimentação mostra que mais consumidores estão saindo do pré e indo para o pós.

Em agosto, a Vivo foi a companhia que mais ganhou clientes desse tipo, com 273 mil novas adições no pós. Em segundo lugar ficou a Claro, seguida pela TIM – com 199 mil e 133 mil novos acessos, respectivamente.

5G cresceu 15,3%

O último balanço da Anatel também mostrou que a quantidade de linhas celular 5G segue crescendo no País. Em agosto, o Brasil fechou com 14,6 milhões de assinantes na nova tecnologia móvel, após a adição de 1,943 milhão de linhas à rede. Isso é um crescimento de 15,3% em relação ao mês de julho.

A Vivo liderou a adição de novos clientes: foram 874 mil a mais em agosto. Claro e TIM somaram, respectivamente, 573 mil e 495 mil novos acessos 5G. No quadro geral das operadoras, a Claro fechou o mês com 5,6 milhões de linhas da quinta geração móvel ativas, seguida pela Vivo (5,5 milhões) e TIM (3,3 milhões).

Internet das Coisas

Outros produtos reportados à Anatel são os acessos de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (também chamados de PoS, que estão em máquinas de cartão, por exemplo). Em agosto foram adicionadas 355 mil novas linhas do tipo, totalizando 41,8 milhões. O crescimento foi maior que o observado no mês anterior, já que em agosto esse mercado ganhou 279 mil acessos.

A Vivo manteve a liderança do segmento com 15,5 milhões de acessos e 101 mil chips M2M ou PoS adicionados no mês. Já a Claro fechou julho com 14,1 milhões (sendo 25 mil a mais em agosto) e a TIM, 4,8 milhões (+120 mil). Algar e Datora, outras empresas relevantes no mercado IoT, fecharam o período com 3,4 milhões e 2,3 milhões de acessos, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!