Banda larga fixa ultrapassa marca de 47 milhões de acessos no Brasil

Foto: Pixabay

O mercado brasileiro de banda larga ultrapassou os 47 milhões de clientes no Brasil, indicaram dados coletados pela Anatel a partir de informações das operadoras. A marca foi alcançada ainda no mês de julho, quando 47,127 milhões de contratos foram reportados.

Os números reajustados foram publicados junto aos dados de agosto. No oitavo mês do ano, 46,875 milhões de contratos foram registrados, em aparente queda de 0,5% diante de julho. A base de acessos, contudo, é usualmente corrigida nos meses posteriores por conta da subnotificação de alguns provedores de menor porte.

Dessa forma, a Anatel soma 1,76 milhão de novas adições líquidas de banda larga fixa até julho (sendo 1,51 milhão se considerados os dados até agosto). Analisada apenas a tecnologia de fibra óptica, são 2,61 milhões de novos acessos líquidos até julho.

Notícias relacionadas

Principais grupos

Menos suscetíveis à subnotificação de contratos, os principais grupos de banda larga tiveram mais uma vez a Vivo e Claro como destaques em agosto.

A Vivo teve 24 mil adições líquidas em todas as tecnologias, chegando à base de 6,61 milhões de clientes. O crescimento é puxado por ritmo acelerado na fibra óptica, com 63 mil novas conexões líquidas em agosto, para base de 5,93 milhões.

Líder nacional na banda larga, a Claro somou 23 mil adições líquidas em agosto, alcançando patamar de 9,88 milhões de acessos. Na fibra, foram 39 mil novas conexões, para 1,1 milhão de assinantes ópticos.

Por sua vez, a Oi teve novo recuo na base total, após 25 mil desconexões líquidas – para 4,89 milhões de assinantes. Na fibra, a empresa se manteve estável em 4,34 milhões de acessos, após adicionar algumas centenas de clientes no mês.

Entre os demais grupos, destaque para a Brisanet, que apresentou novamente bons números de adições: 17 mil em agosto, para 1,24 milhão. Outras empresas relevantes, a TIM veio com 10 mil conexões líquidas no mês, a Alloha Fibra e a Desktop com 8 mil, a Vero com 4 mil e a Algar e a Unifique, com 2 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!