Telecom é maior prejudicada em segunda fase da reforma tributária, aponta BTG

Enviada à Câmara pelo Ministério da Economia na última semana, a segunda fase da reforma tributária pode ter o setor de telecom como grande impactado. Segundo o banco BTG Pactual, as mudanças propostas pelo governo podem reduzir os ganhos de Vivo e TIM nos próximos dois anos.

A projeção faz parte de relatório que simulou efeitos das medidas sobre as finanças de 150 empresas de capital aberto. De acordo com o BTG, grandes pagadores de juros sobre capital próprio (JSCP) sofreriam o maior impacto, visto a vedação à dedução dos valores proposta pela equipe de Paulo Guedes.

No caso das teles com capital aberto avaliadas, a previsão com a mudança é de queda de 8,6% no resultado líquido (net income) no ano que vem e de 9% nos ganhos de 2023, após as taxas efetivas de impostos terem alta de 6,5%.

Notícias relacionadas

Considerada uma "grande pagadora de JSCP" pelo BTG, a Vivo teria redução nos ganhos de 8,9% em 2022 e de 9,3% no ano seguinte, além de potencialmente reduzir a distribuição de dinheiro para acionistas em 20% em 2023.

Na TIM, a queda seria ligeiramente menor: de 8% no resultado líquido do ano que vem e de 8,6% no de 2023. A projeção pressupõe as empresas mantendo a atual estrutura de capital no próximo biênio.

Eficácia

Fortes impactos também são esperados no setor bancário (-5,3% de redução no resultado dos dois próximos anos) e no alimentício (-4,6% e -5,6%). Já segmentos que não pagam JSCP podem observar ganhos de até 8%, com destaque para infraestrutura, aluguel de veículos, óleo e gás, agronegócio e bens de capital.

A vedação à possibilidade de deduzir juros sobre o capital próprio foi incluída na reforma do Imposto de Renda para empresas porque o mecanismo se mostrou ineficaz para capitalizar empresas e promover o investimento, segundo o governo.

"[A] possibilidade foi criada quando era difícil ter acesso a crédito e as empresas precisavam se autofinanciar com recursos dos sócios. Com um mercado de crédito muito mais evoluído e os juros menores, não é mais preciso dar benefício para que o empresário invista seu dinheiro na própria empresa", afirmou a Economia.

Dividendos

Em paralelo, a segunda fase da reforma também propõe a ampliação da faixa de isenção do IR para pessoas físicas, a redução da tributação incidente sobre as empresas até 2023 e uma taxação de 20% sobre dividendos, entre outros pontos.

O BTG projetou alguns reflexos da nova configuração: ao invés de distribuições de recursos, é provável que empresas de capital aberto recorram a recompras de ações, obtendo efeitos semelhantes. No caso de companhias com estrutura de capital ineficiente, a alavancagem de balanços como forma de reduzir lucros tributáveis também é esperada.

Por último, um imposto sobre dividendos também pode levar as empresas a reduzir seus pagamentos para reinvestir uma parte maior de seus ganhos ou até mesmo aumentar o apetite por fusões e aquisições, segundo o relatório do banco.

Vale lembrar que mesmo com o envio da segunda fase da reforma tributária à Câmara, a primeira fase focada na unificação do PIS/Cofins (e criticada pelas teles) ainda tramita no Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!