Em entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho defendeu mais uma vez a taxação das big techs. Para o ministro, essas plataformas devem ter responsabilidades com a inclusão digital no Brasil. Na entrevista, Juscelino disse que está conversando com o Ministério da Fazenda sobre o assunto, além do Congresso.
"Hoje, temos muitos desafios para solucionar no campo das desigualdades. E eu acredito que essas empresas que faturam bilhões, devem ajudar a solucionar essas desigualdades. Estamos dialogando com as plataformas para mostrar que essa contribuição ajudar a criar mais consumidores para eles", disse.
Ele citou que essas empresas podem contribuir para o Fust. "Esse é um caminho. Ou então, podemos criar um novo fundo setorial para inclusão digital. Estamos em diálogo com a Fazenda, para ver a melhor forma. Estou conversando com o presidente da Câmara dos Deputados e com o Congresso para ver como", relatou.
Juscelino também explicou a política de conectividade das escolas brasileiras, citando que por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), que pretende conectar as 140 mil escolas brasileiras até o final de 2026. O ministro das Comunicações destacou que agora, será usada também conectividade satelital em determinadas áreas onde algumas escolas estão localizadas.
Perguntado sobre a Starlink, Juscelino disse que a empresa atua no varejo, e que não possui nenhuma relação com as ações de conectividade desenvolvidas pelo poder público federal.