O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma linha de crédito de longo prazo para a Brisanet de R$ 146 milhões em recursos provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), anunciou a operadora nesta segunda-feira, 13.
Os recursos levantados serão destinados a investimentos em rede móvel 4G/5G e de banda larga fixa sem fio (FWA). Com o empréstimo, a Brisanet se compromete a construir 95 torres e expandir a cobertura móvel em 168 localidades de comunidades nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, todas localizadas no estado do Ceará.
Os desembolsos estão sujeitos ao cumprimento das condições estabelecidas no contrato. Entre as principais condições da linha de crédito estão:
- Prazo de Utilização: 36 (trinta e seis) meses;
- Prazo de Carência: 36 (trinta e seis) meses;
- Prazo de Amortização: 180 (cento e oitenta) meses, com prestações trimestrais;
- Garantia: Carta Fiança;
- Juros Remuneratórios: Taxa Referencial (TR) + 1,20% a.a
O projeto da empresa em comunidade é o maior já aprovado até o momento com recursos do Fust, cuja operacionalização começou no ano passado. Ao fazer um balanço do uso do fundo setorial em abril, o BNDES já contabilizava os R$ 146 milhões aprovados para a Brisanet, mas sem divulgar o nome da tomadora – agora confirmado.
Inclusão digital
Em fato relevante, a Brisanet avaliou que a iniciativa "tem como objetivo principal a redução das disparidades regionais e o estímulo ao progresso econômico e social".
"A inclusão digital sempre foi nosso maior propósito e o principal motivador da ascensão da Brisanet", declarou o fundador e diretor-presidente da operadora, Roberto Nogueira. "Há mais de 25 anos, temos investido no Nordeste por enxergar o potencial e as oportunidades que essa região nos oferece. Agora, com o apoio dos recursos do Fust, estamos determinados a ir ainda mais longe, ajudando a levar, com inovação e tecnologia, conectividade onde ela é mais necessária".
Centro-Oeste
Ainda segundo Nogueira, há expectativa de que recursos do Fust também sejam acessados em outros projetos da empresa, incluindo na região Centro-Oeste, onde a Brisanet também tem espectro para operar serviços 5G.
"Este é apenas o primeiro projeto nessa parceria. Contamos com esse relevante apoio do Programa BNDES FUST para continuar e multiplicar esse impacto por todo Nordeste e Centro-Oeste do Brasil", pontuou Nogueira.