Apple toma quarto lugar da ZTE em produção de handsets no trimestre

Na onda de estudos e perspectivas para o mercado de dispositivos móveis, mais duas consultorias divulgaram suas projeções.
A Strategy Analytics estima em 350 milhões de unidades o total de handsets produzidos e despachados no primeiro trimestre de 2011, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. E a expectativa é de que este ano todos os trimestres ultrapassem o volume de 300 milhões de aparelhos embarcados.
O destaque do trimestre ficou com a Apple que, com o envio recorde de 18,6 milhões de devices, tomou o quarto lugar da ZTE, que embarcou por sua vez 15,2 milhões de handsets. A liderança continua sendo da Nokia, que despachou 108,5 milhões de devices nos primeiros três meses do ano; seguida pela Samsung, com 68,9 milhões de unidades; e LG, com 24,5 milhões de handsets.

Notícias relacionadas
Smartphones
A ABI Research, por sua vez, estimou um volume um pouco maior de handsets embarcados no primeiro trimestre: 380 milhões de devices, dos quais cerca de 100 milhões são smartphones. O volume de smartphones contabilizado corresponde a um crescimento de 75% na comparação com o mesmo período de 2010.
Um dos destaques do estudo da ABI, é o desempenho ruim da Nokia, que vem numa sequência de reduções de produção de smartphones e, apenas no primeiro trimestre do ano reduziu em 15% o volume embarcado em relação ao trimestre anterior.
Essas reduções fizeram com que o market share da Nokia entre fabricantes de smartphones caísse dos 40% no primeiro trimestre de 2010 para 25% de participação nos três primeiros meses deste ano. E a expectativa da ABI é que as perdas da Nokia se acelerem no decorrer do ano.
No mesmo período, Apple cresceu 16% e a Samsung, 16%, alcançando uma participação de 13% no trimestre. HTC embarcou um total de 9,5 milhões de smartphones, crescimento de 7%; RIM se manteve estável, com crescimento de 2%, e a Motorola Mobility experimentou redução de 16% no volume de smartphones produzidos.
Plataformas
A ABI contabiliza que mais de 30 milhões de smartphones foram embarcados com a plataforma Android no trimestre, o que dá ao sistema operacional do Google a liderança desse segmento que historicamente pertencia ao Symbian, que nestes primeiros três meses do ano se fez presente em 25,6 milhões de devices. Já o iOS, da Apple ampliou seu market share no trimestre de 16% para 19% no trimestre e pode tomar o segundo lugar do Symbian ainda em 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!