Na onda de estudos e perspectivas para o mercado de dispositivos móveis, mais duas consultorias divulgaram suas projeções.
A Strategy Analytics estima em 350 milhões de unidades o total de handsets produzidos e despachados no primeiro trimestre de 2011, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. E a expectativa é de que este ano todos os trimestres ultrapassem o volume de 300 milhões de aparelhos embarcados.
O destaque do trimestre ficou com a Apple que, com o envio recorde de 18,6 milhões de devices, tomou o quarto lugar da ZTE, que embarcou por sua vez 15,2 milhões de handsets. A liderança continua sendo da Nokia, que despachou 108,5 milhões de devices nos primeiros três meses do ano; seguida pela Samsung, com 68,9 milhões de unidades; e LG, com 24,5 milhões de handsets.
A ABI Research, por sua vez, estimou um volume um pouco maior de handsets embarcados no primeiro trimestre: 380 milhões de devices, dos quais cerca de 100 milhões são smartphones. O volume de smartphones contabilizado corresponde a um crescimento de 75% na comparação com o mesmo período de 2010.
Um dos destaques do estudo da ABI, é o desempenho ruim da Nokia, que vem numa sequência de reduções de produção de smartphones e, apenas no primeiro trimestre do ano reduziu em 15% o volume embarcado em relação ao trimestre anterior.
Essas reduções fizeram com que o market share da Nokia entre fabricantes de smartphones caísse dos 40% no primeiro trimestre de 2010 para 25% de participação nos três primeiros meses deste ano. E a expectativa da ABI é que as perdas da Nokia se acelerem no decorrer do ano.
No mesmo período, Apple cresceu 16% e a Samsung, 16%, alcançando uma participação de 13% no trimestre. HTC embarcou um total de 9,5 milhões de smartphones, crescimento de 7%; RIM se manteve estável, com crescimento de 2%, e a Motorola Mobility experimentou redução de 16% no volume de smartphones produzidos.
Plataformas
A ABI contabiliza que mais de 30 milhões de smartphones foram embarcados com a plataforma Android no trimestre, o que dá ao sistema operacional do Google a liderança desse segmento que historicamente pertencia ao Symbian, que nestes primeiros três meses do ano se fez presente em 25,6 milhões de devices. Já o iOS, da Apple ampliou seu market share no trimestre de 16% para 19% no trimestre e pode tomar o segundo lugar do Symbian ainda em 2011.