Furukawa anuncia compra da Metrocable

A Furukawa do Brasil anunciou na noite deste domingo, 1, em convenção que realiza com mais de 360 parceiros comerciais, na Ilha de Comandatuba, Bahia, a compra de uma das maiores fabricantes de cabos ópticos do Brasil, a Metrocable. A aquisição vem sendo dada como certa há algum tempo, mas foi formalizada no último dia 31 de março. "Quando soubemos, meses atrás, que a empresa estava à venda, nos interessamos. Havia outros dois ou três players envolvidos, mas fizemos a melhor proposta", revelou Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa. "Com a aquisição, a empresa aumenta em 20% sua capacidade produtiva e pretende ampliar em 5% sua participação de mercado no segmento de cabos e cordões ópticos para redes internas e externas, atualmente em 28%", acrescenta. Isto representa um importante salto para a empresa, visto que neste mercado a Furukawa cresceu 1% entre 2009 e 2010.
O próximo passo é a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "Creio que qualquer participação de mercado abaixo dos 40% deve ser aprovada pelo Cade. Esperamos que dentro dos próximos três a quatro meses isso seja resolvido", aposta. "Se for aprovado, o desafio será estimular os investidores a aportarem ainda mais recursos no Brasil", adianta.
A planta da Metrocable está localizada no distrito industrial de Salto,interior de São Paulo, e será incorporada às outras três unidades fabris da Furukawa na América Latina, duas no Brasil (Curitiba e Sorocaba) e uma na Argentina. O valor da transação não foi informado, mas os funcionários da empresa adquirida devem ser absorvidos pela Furukawa.

Notícias relacionadas
Universidade Furukawa
Sem falar de datas ou valores investidos, a Furukawa anunciou também nesta segunda, 2, que em breve criará a Universidade Furukawa. "A intenção é contar com uma academia voltada para as melhores práticas, não somente para produtos nossos, e estimular a "opticalização" da rede como um todo, mas sem deixar de acompanhar o mercado de cobre para redes locais, claro", resumiu o presidente da empresa.
Os detalhes da nova estrutura de cursos técnicos não foram citados, pois a Furukawa ainda trabalha no desenvolvimento do modelo operacional. O que se sabe é que os engenheiros são o principal público-alvo, que a sede será em Curitiba e que, além da capital paraense, esses cursos serão ministrados – via videoconferência – também para São Paulo e Berazategui, município argentino da Grande Buenos Aires, onde a Furukawa possui uma fábrica de cabos ópticos de alta capacidade. "As ramificações serão desenvolvidas com nossos parceiros comerciais e estamos estudando mais quatro ou cinco lugares, com essa utilização da estrutura de terceiros em um primeiro momento", diz.
Segundo Foad, quando o aluno alcançar um nível mais avançado, o curso deve ser oferecido diretamente pelos profissionais da Furukawa.
OPGW
Outra importante novidade anunciada é que a Furukawa reativará a produção de cabos OPGW (cabos aéreos, utilizados em postes de energia elétrica). "Eles serão produzidos na planta de Curitiba, a partir do início de 2013 para atender a demanda das empresas do setor elétrico, que vem crescendo muito", disse Foad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!