Algar Telecom estuda criação de rede neutra, além de utilização do modelo

Leovaldo Martins, da Algar

A Algar Telecom está estudando internamente a possibilidade da criação de sua própria rede neutra de fibra óptica, ao mesmo tempo em que avalia a viabilidade de uso do modelo como inquilina, indicou a operadora mineira.

A estratégia foi sinalizada pelo diretor da InfraCo da Algar, Leovaldo Martins, durante o evento Teletime Tec, promovido por TELETIME em São Paulo nesta terça-feira, 28. A unidade de infraestrutura da empresa foi criada em maio deste ano para ajudar a operadora a avaliar o modelo – seja como inquilina ou como dona da infraestrutura.

"Faz parte da nossa estratégia e estamos avaliando alternativas em termos de ser cliente de outras redes neutras. Por outro lado, também avaliamos nossa infraestrutura e internamente criamos modelo onde nossa InfraCo já atende a nossa ClientCo interna. Isso exercita o modelo para que, eventualmente, se houver a decisão mais para a frente de também ser uma InfraCo para o mercado, a gente já tenha o aprendizado em diversas perspectivas", indicou Martins.

Notícias relacionadas

Ao TELETIME, o executivo detalhou que a eventual entrada da Algar no mercado de redes neutras passa por uma questão de "se e quando", na qual a empresa já está debruçada. Por ora, não é vista como necessária a chegada de um investidor estratégico para o projeto, como fizeram outras teles. Caso ingresse no segmento, a Algar vê o mercado empresarial como possível oportunidade ainda não totalmente atendida pelos players neutros atuais.

Já pelo aspecto de usuária, a Algar aponta que utilizar redes de fibra de parceiros em determinadas geografias está no planejamento da empresa para 2024. Para Martins, contudo, o grande desafio do modelo é a qualidade oferecida a partir da rede de terceiros, em comparação com o modelo proprietário.

Como apontado por este noticiário, a Algar também é um dos players que vê dificuldades no modelo de remuneração de usuárias de redes neutras e as proprietárias da infraestrutura. Para Martins, um ponto de equilíbrio entre inquilinas e e InfraCos ainda está para ser encontrado, diante da tendência de aumento de velocidades e redução de tíquetes. "Tem que existir algum espaço de discussão, para se ajustar à realidade que muda. Sem isso, não há longevidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!