[Atualizada às 14h52]
A Huawei fechou o primeiro patrocínio de um clube brasileiro de futebol, o Santos Futebol Clube. O contrato, firmado apenas para as partidas restantes do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil deste ano, mas já em negociação para ser prorrogado, prevê a inclusão da marca da fornecedora chinesa no peito e nas costas do uniforme do Santos.
O investimento em marketing esportivo é parte da nova estratégia da Huawei no Brasil, revelada pelo CMO da divisão de devices e consumer da Huawei, Shao Yang, em entrevista a jornalistas na seda da empresa em Shenzhen, no Sul da China, em setembro, para aproximar sua marca como fornecedora de smartphones dos consumidores finais. Na ocasião, o executivo reconheceu que os brasileiros ainda não têm grande conhecimento da marca, em muito por uma falha da própria Huawei em conseguir entender nossa diversidade cultural, as diferenças regionais e a relação emocional que o temos com as marcas.
Até então, todo o marketing de dispositivos móveis da Huawei no mercado brasileiro era feito em parceria com as operadoras, que são o canal de distribuição da fabricante no Brasil.
Para melhorar sua comunicação, além de entrar no mercado de smartphones com produção local e preços mais competitivos; a Huawei apostaria no patrocínio de esportes, em especial, times de futebol; além da venda online para o consumidor final.
A Huawei já investe em marketing esportivo em outros países, patrocinando, por exemplo, os times de futebol Atlético de Madrid, Arsenal, PSG, AC Milan, Borussia Dortmund, Schalke 04, Ajax e Galatasaray, além do time de rugby australiano Raiders.