Revisão de aplicação de sanções ganha tomada de subsídios na Anatel

Sede da Anatel em Brasília. Foto: Divulgação/Anatel

A Anatel está iniciando uma tomada de subsídios para receber contribuições no processo de reavaliação do Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas (RASA) da agência.

O projeto prevê considerar aspectos não tratados quando da aprovação do Regulamento de Fiscalização Regulatória (RFR), como, por exemplo: o rito para aprovação das metodologias de sanções ou o rol de sanções disponíveis. A proposta que será colocada pela Anatel também indica a importância de reavaliar a conveniência de se incorporar, na norma, entendimentos exarados pelo Conselho Diretor em casos julgados.

Um dos temas que os interessados devem apresentar contribuições é sobre o baixo incentivo ao acolhimento das sanções de obrigação de fazer, vez que na sanção de multa há previsão de desconto de 25% quando o regulado aceita não impetrar recurso administrativo. Um dos pontos que a agência estuda é de aumentar este desconto.

Notícias relacionadas

Outro assunto que é apresentado pela agência é sobre o prazo para pagamento da multas. Segundo a Anatel, há falta de clareza na redação do do RASA sobre o tema, o que gera equívocos sobre se os prazos previstos são fixos ou mínimos. O termo inicial de contagem do prazo de 30 dias também gera dúvidas na medida em que não é possível controlar o momento da intimação, principalmente quando ela se dá por via postal, explica a agência no documento base da consulta.

O projeto também sugere avaliar a conveniência de consolidar, em uma única norma, os normativos aprovados pelas Resoluções nº 589, de 2012 e Resolução nº 746, de 2021. Os interessados em participar da tomada de subsídio devem enviar sugestões pelo Sistema Participa até 10 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!