Anatel aprova consulta pública para uso de white space

Foto: Life-Of-Pix / Pixabay

A ocupação de espectros ociosos em UHF e VHF, os chamados white spaces, será tema de consulta pública. O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 28, a tomada de subsídios, que visa colocar o uso das frequências em caráter secundário para os serviços de Internet (SCM), telefonia fixa (STFC) e limitado privado (SLP). O caráter primário continua sendo das emissoras de TV.

O conselheiro Moisés Moreira, que trouxe a matéria à pauta da reunião do Conselho após pedido de vista no final do ano passado, justificou que o uso desse espectro permitiria "alavancar o acesso à Internet nas áreas rurais e iniciativas como obrigações de leilão de 5G, de 4G e do PGMU IV, bem como TACs [termos de ajustamento de conduta] ou obrigações decorrentes de eventual migração das concessionárias no novo modelo". 

A consulta pública para o regulamento das condições de uso do white space contempla as frequências de de 54 MHz a 72 MHz; 174 MHz a 216 MHz; 470 MHz a 608 MHz; e 614 a 698 MHz. A proposta é de divisão de blocos de 6 MHz dos canais de radiodifusão. 

Notícias relacionadas

Para permitir o uso compartilhado, a operação utilizará um método de cruzamento de base dados da própria Anatel com uma segunda base de dados de geolocalização. A administração ficará a cargo de uma ou mais entidades, públicas ou privadas, designadas pela agência em ato do conselho. Também por ato, serão definidos as responsabilidades da Anatel e das entidades designadas, requisitos técnicos e delimitações.

Os pedidos de ajustes à proposta relatada originalmente pelo conselheiro Emmanoel Campelo foram aprovadas pelos demais membros do Conselho, bem como pelo presidente Leonardo Euler de Morais. O prazo para a tomada de subsídios é de 60 dias contados a partir da publicação no Diário Oficial da União. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!