Facebook interessado no Opera

O mais novo rumor referente ao Facebook é de que a empresa estaria negociando a aquisição da Opera Software, empresa especializada no desenvolvimento de navegadores web para dispositivos móveis, como o Opera Mini, que conta com mais de 200 milhões de usuários no mundo. A compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel. A notícia foi publicada originalmente no blog internacional Pocket-lint e repercutida em outros noticiários especializados na web, como Rethink Wireless.

Notícias relacionadas
Análise

Durante o processo de abertura de capital do Facebook, uma das principais críticas foi a dificuldade da companhia de gerar receita no mundo móvel, apesar de seus usuários acessarem a rede social cada vez mais de celulares e tablets do que de desktops. A empresa de Mark Zuckerberg, contudo, não está de braços cruzados. Seus últimos movimentos denotam o interesse crescente do Facebook por mobilidade. Servem de exemplo o lançamento de seu app de mensagens, o Facebook Messenger; a compra do Instagram; a chegada do Facebook Camera; e agora os rumores de interesse pelo Opera.

Paralelamente, seguem os boatos de que o Facebook estaria projetando o lançamento de um smartphone próprio. O capítulo mais recente foi uma matéria no Financial Times que citava como indício a contratação de vários engenheiros da Apple pelo Facebook. A empresa já fizera algumas experiências de parcerias com INQ e HTC, mas nunca um voo solo no mercado de handsets. Antes dessa aventura, seria inteligente ter seu próprio sistema operacional móvel. Na opinião de alguns analistas, a compra da Opera Software poderia ajudar no desenvolvimento de um OS simples, em que a maior parte do processamento fosse feita na nuvem, através de um navegador HTML5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.